x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.485

IFRS para PME será obrigatório em 2010?

Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 14:34

Oi

NÃO SOU contadora e estou com uma dúvida sobre aquele documento que saiu agora em dezembro para as pequenas e médias empresas.

Encontrei um texto na internet que diz: "No Brasil as companhias de capital aberto serão obrigadas em 2010 a usar a IFRS para a sua contabilidade. Já as PMEs estão apenas sendo incentivadas a migrar a sua contabilidade para o novo modelo."

Mas outros sites dizem que a IFRS vai ser obrigatória para todos em 2010. O que é verdade, então? Vcs podem me ajudar, por favor?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 16:09

Boa tarde Cristiane,

O Artigo 2º da Resolução CFC 1255 de 10/12/2009 publicada no Diário Oficial da União no dia 17 daquele mês e ano, aprovou a NBC T 19.41 - cuja integra transcrevo - que:

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nos exercícios iniciados a partir de 1º. de janeiro de 2010.

A NBC T 19.41 trata da Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.

Confira.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 17:17

Boa tarde Cristiane!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Como nós usuários do Fórum Contábeis muito bem sabemos (e você verá pelas "passagens" no Fórum Contábeis), irretocáveis são as respostas dadas pelo nosso grande amigo Saulo Heusi.
É praticamente impossível acrescentar algo em suas respostas que, sempre nos enche de seus conhecimentos.

Mas, veja nesta postagem que temos uma informação (postada por mim mesmo no dia 17/12/2009) muito interessante sobre este assunto.
Trata-se da divulgação pelo CPC, normas IFRS completo para pequenas e médias empresas. O material, com 225 páginas, foi aprovado pelo Conselho no último dia 4 de dezembro.
Confira!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Cristiane

Cristiane

há 15 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 07:50

Ok, obrigada pelas respostas

Mas eu já tinha visto tanto a postagem do dia 17/12 quanto a resolução 1255.

Eu entendo que "exercícios iniciados a partir de 1º. de janeiro de 2010" significa que já estaria valendo a partir deste ano.

Mas minha dúvida foi mesmo por ter lido naquele texto que "Já as PMEs estão apenas sendo incentivadas
a migrar a sua contabilidade para o novo modelo"

Ou eu estou interpretanto errado???
Por favor, me ajudem, pois não sou contadora!!

--> Vocês compreenderam que minha dúvida não é a partir de quando a NBC está valendo, mas sim se a adoção dela é obrigatória ou não...

Inclusive na Seção 35 está escrito "Caso a entidade utilize este Pronunciamento e deixe de utilizá-lo durante um ou mais exercícios sociais e em seguida seja exigida ou opte em utilizá-lo novamente em período contábil posterior, as isenções
especiais, simplificações e outras exigências desta seção não se aplicam para a readoção", o que dá a entender que a entidade pode optar.

Até editei o post para vcs entenderem melhor a dúvida. Obrigada

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 08:35

Bom dia Cristiane!

O "X da questão" é: Em que data, ou melhor, qual a data da postagem da matéria que você leu o texto que diz "Já as PMEs estão apenas sendo incentivadas a migrar a sua contabilidade para o novo modelo"???

Pode ser que este texto seja antigo e na época cogitava-se a implementação das normas IRFS para as PME's.
Mas agora elas também são obrigadas a partir de 01/01/2010.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Cristiane

Cristiane

há 15 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 09:05

Aquele texto tem data de 21 de dezembro de 2009, Wilson!!

Vc deu uma olhada na Seção 35 da norma? Lá fala em optar, readoção... eu transcrevi um trechinho no post acima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade