x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.485

IFRS para PME será obrigatório em 2010?

Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 14:34

Oi

NÃO SOU contadora e estou com uma dúvida sobre aquele documento que saiu agora em dezembro para as pequenas e médias empresas.

Encontrei um texto na internet que diz: "No Brasil as companhias de capital aberto serão obrigadas em 2010 a usar a IFRS para a sua contabilidade. Já as PMEs estão apenas sendo incentivadas a migrar a sua contabilidade para o novo modelo."

Mas outros sites dizem que a IFRS vai ser obrigatória para todos em 2010. O que é verdade, então? Vcs podem me ajudar, por favor?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 16:09

Boa tarde Cristiane,

O Artigo 2º da Resolução CFC 1255 de 10/12/2009 publicada no Diário Oficial da União no dia 17 daquele mês e ano, aprovou a NBC T 19.41 - cuja integra transcrevo - que:

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nos exercícios iniciados a partir de 1º. de janeiro de 2010.

A NBC T 19.41 trata da Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.

Confira.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 3 janeiro 2010 | 17:17

Boa tarde Cristiane!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Como nós usuários do Fórum Contábeis muito bem sabemos (e você verá pelas "passagens" no Fórum Contábeis), irretocáveis são as respostas dadas pelo nosso grande amigo Saulo Heusi.
É praticamente impossível acrescentar algo em suas respostas que, sempre nos enche de seus conhecimentos.

Mas, veja nesta postagem que temos uma informação (postada por mim mesmo no dia 17/12/2009) muito interessante sobre este assunto.