x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.920

Elaboração do Histórico Contábil

AGTA

Agta

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 15:15

Boa tarde pessoal,

Atuo faz pouco tempo na área e tenho muita dúvida sobre a elaboração de histórico contábil. Já li a resolução RESOLUÇÃO CFC 1.330/2011 que trata do assunto, mas mesmo assim gostaria que alguém pudesse colocar isso em termos práticos, principalmente porque eu uso muita a integração de dados do cliente e  muitas vezes é mais trabalhosos ficar "limpando"algumas informações que vem no relatório, do que manter todas lá. Vou escrever abaixo minhas dúvidas e você opinem, por favor.

1) Posso informar no histórico a que se refere a compra?
Porque por exemplo, no plano de contas do cliente há uma conta com nome de DESPESA DE INFRAESTRUTURA, nela lançamos as compras feitas em lojas de departamento (Kalunga, Americanas), objetos de decoração e manutenção do escritório, louças, flores pra decoração, um item e outro de reparo do escritório, etc. 
Em casos assim eu devo escrever no histórico:
COMPRA CONF. NF XXX JFLORICULTURA MARIA RITA REF. COMPRA DE FLORES PARA RECEPÇÃO
COMPRA CONF. CUPOM FISCAL XXX BORRACHAS VILA OLIMPIA REF. COMPRA DE  TUBO AC BLINDADO 
Se faz necessário tantos detalhes, ou o correto seria em criar uma conta contábil para cada compra?

MAYCON VICTOR ALVES SILVA

Maycon Victor Alves Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 junho 2019 | 08:07

Bom dia, 

No meu entendimento os históricos devem ser bem objetivos, claro contendo no mínimo os seguinte dados: 
- Origem da operação: Vr. , Pgto, Rec. ....
- descrição do documento fiscal : CF, NFe, CTe....
- Nome do fornecedor ou cliente

A contrapartida no caso de fornecedores será as contas de despesa, nessas sim você pode ter uma conta para cada grupo de produtos significantes para análise gerencial. 

Exemplo: 
O meu valor de materiais de escritorios, impressos personalizados e etc. não sao relevantes: portento contabilizo em uma conta de despesas com Materiais de escritorio, impressos e suprimentos. 

Já o meu gasto com compra de computadores e periféricos e alto e preciso acompanhar mais de perto então contabilizo em uma conta exclusiva para computadores e periféricos (neste caso ativo imobilizado) 

Defina a abertura de contas de acordo com a necessidade de análise de acordo com a relevância de valores ou motivo especifico, se não vai ter uma plano de contas enorme e muito pouco objetivo.

carlos anselmo da gama

Carlos Anselmo da Gama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 2 julho 2019 | 09:12

Agta

Tenha sempre a premissa que o histórico tem a finalidade de explicar a operação e sempre que possível que seja facilmente entendida pelos usuários externos.
Muitos contadores usam expressoes  que nem Luca Paciollo entenderia.
Sempre para um pagamento , você deve mencionar que esta pagando para alguém e pagando o documento nr ....tal . Se sua contabilidade usa centro de custos ,, vai precisar completar: Pgto a Zé das Couves Ltda , nf 2515 referente compra de couve para almoço dos funcionários.
Dessa forma fica contemplado as explicações
Em conciliações bancárias.... D- Despesas Bancária... tarifa conforme extrato dia ----/----/---  lançar individualmete sempre Jamais somar , pois quando precisar basta colocar o extrato a disposição do cliente externo..
Fazendo assim tudo fica perfeito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.