x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 136

ECD 2019 / Saldos e Contabilidade

Odemilton Pereira

Odemilton Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Operador(a) Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 10:43

Prezados, 

Gostaria de saber como tratam o seguinte assunto ref. ECD de Lucro Presumido e saldos contábeis:

1) Cliente é medico, a vida financeira do cara é uma bagunça, não manda extrato bancário da PJ, e os lançamentos contábeis por exemplo de prestação de serviços, eu tenho que lançar tudo contra caixa (só que eu sei que ele tem banco, movimenta etc) ai na contabilidade eu acabo tendo que lançar tudo contra caixa... E esse ano a parada ficou esquisita na ECD, pois entreguei com quase 200k de saldo em caixa !!! 

Como posso proceder nesse caso ? Acham que pode dar algum problema perante RFB, CRC, sei lá? Multa, algo do tipo...

Alguém já passou ou passa por isso ?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 13:46

Odemilton

Boa tarde

Neste caso, procure saber se seu cliente não possui alguma saída de caixa que possa justificar a saída de recursos da conta caixa (Notas Fiscais de aquisição e/ou de serviço tomado em nome da empresa, distribuição de lucros, etc.) e se ocorreram tais operações em anos anteriores.

Caso tenha ocorrido, pode lançar a saída de forma extemporânea contra Lucros e Prejuizos Acumulados (pois não se é mais aceito o uso da conta de Ajustes de Exercicio Anterior) e procurar "investigar" estas ocorrências daqui pra frente.

P.S.: Todas as declarações em que constarem as informações que forem alteradas devem ser retificadas

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Odemilton Pereira

Odemilton Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Operador(a) Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 15:00

Sr. Rodrigo, Boa tarde
Gratidão pela resposta do médico do lucro presumido.

Para o 2019 eu já consegui obter os extratos bancários, e as saídas de caixa são justificáveis com Distribuição de lucros. .
Mas a minha dúvida principal e cruel é, :
1) o que fazer com os saldos de 2018? Penso isso por conta da ECD/ECF
   R: Ajusto manualmente em 01.01.2019, por exemplo debitando Banco e creditando Caixa...para compor então o saldo do banco, desse modo o saldo final do Banco em Janeiro vai ficar ai 20mil, e do caixa vai reduzir de 200k para uns 2mil reais que vou deixar só..

A preocupação maior mesmo é com o exercício de 2018, não em relação as receitas, tributos, pois todos 100% lançados e apurados, mas sim com o saldo de Caixa que encerrou (não tinha em mãos os extratos bancários, ai vou ter que marretar "2" novas contas na contabilidade, retirando o saldo do caixa e jogando para Bradesco e BB em 01.01.2019, é essa a dúvida cruel...

Ou se simplesmente ajusto contra lucros acumulados..

E se isso tem algum problema de fiscalização, algo do tipo, RFB, CRC..

Ou se tento retificar/substituir a ECD p/ corrigir isso em 2018?

Obrigado
Gratidão!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.