x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 306

Plano de Contas versus Fluxo de Caixa em empresa prestadora de serviços

Priscila Lima

Priscila Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 15:33

Olá, 

Eu preciso construir um plano de contas e um fluxo de caixa (em planilha eletrônica) para uma microempresa que presta serviço de engenharia (elaboração de projetos em software).

Minha dúvida está na construção de um plano de conta tendo em vista associá-lo ao fluxo de caixa. Eu entendo que o principal recurso para a prestação desse serviço no escritório são as pessoas, pois são elas quem desenvolvem os projetos para entregar ao cliente soluções de engenharia. Além das pessoas, precisamos de computadores e software, fora a energia elétrica que torna possível a execução do trabalho.

No entanto, como eu posso identificar quais são as despesas que farão parte da conta custo serviços prestados?
E, ainda, se o código da despesa no plano de contas para custo de serviço prestado for 3.1.1.1, no fluxo de caixa eu deverei fazer a associação desse código para vários lançamentos diferentes que corresponderão ao CSP? 


Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 09:34

Bom dia.

Priscila,

A melhor forma de você identificar as contas contábeis necessárias para montar o plano de contas é mapear o processo de produção dos projetos junto ao seu cliente, porém os gastos mais usuais para custo dos serviços prestados são:

Remuneração a Empregados e Dirigentes ligados à Produção de Serviços (Salários, HE, Férias, 13º Salário, Pró-Labore e etc...)
Encargos Sociais (INSS e FGTS)
Benefícios aos empregados (Alimentação, Refeição, Assistência Médica etc...)
Materiais Aplicados na Produção de Serviços (Impressão, Fotocópias etc...)
Depreciação de Imobilizados (Móveis, Equipamentos etc...)
Amortização de Intangível (Software)
Serviços Prestados Terceiros
Outros Custos (Aluguéis, Energia Elétrica, Agua, Telefone, Internet etc...)

Para a montagem do fluxo de caixa é necessário mapear as contas que "geram e consomem" caixa, além das contas de custos você terá também contas de despesas e receitas (recebimentos). Você pode  demonstrar o fluxo de caixa de uma forma mais analítica ou sintética.

abs e boa sorte.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2019 | 09:59

Site do SPED daRFB tem um Plano de Contas Referencial Comentado. Com Ativo,Passivo,  Receita e Despesa e qual é a estrutura das Demonstrações
contábeis para todas e quaisquer atividades de industria, comercio, 
prestação de serviços, empresa agrícola ou de agronegócio, com e sem fins
lucrativos,  associações, condomínios. Entidades imunes ou isentas.
Tributadas pelo Lucro Presumido, Real por Estimativa ou Real na expressãoda palavra ou ainda o Lucro Arbitrado. Tudo a gosto do contador. . .  só demanda leitura..., muita leitura..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.