x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.937

Fechamento de empresa

PAULO RENATO FERREIRA DE ALMEIDA

Paulo Renato Ferreira de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 10:41

Olá caros colegas!!! Preciso fazer a baixa de uma empresa enquadrada no simples nacional. Já fiz a baixa na junta comercial e agora preciso faze-la na receita federal. Como vou fazer o imposto de renda de baixa? Preciso zerar as conta? Como vou zerar as contas? Tenho saldo na conta caixa, saldo no ativo imobilizado, lucro acumulado e saldo na conta capital social. Que valor será jogado para conta do socio, ou isso não acontece? Por exemplo tenho R$15.000,00 na conta caixa, esse dinheiro ficará com o socio, como demostrar isso contabilmente e que valor jogarei para o Imposto de Renda Pessoa Fisica (socio)? Grato!!!

PAULO RENATO FERREIRA DE ALMEIDA

Paulo Renato Ferreira de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 11:37

Bom dia!!! Gostaria de saber na pratica como isso tudo funciona. Suponhamos que tenho saldo nas contas:
caixa de R$ 10.000,00
ativo imobilizado de R$5000,00
capital social R$10.000,00
lucro acumulado R$5.000,00
Os lançamentos então ficarão assim:

c - caixa
D - "balanço de encerramento 10.000,00

c- ativo imobilizado
d- "balanço de encerramento 5.000,00

c-"balanço de encerramento
d- capital social 10.000,00

c-"balanço de encerramento
d- lucros acumulados 5.000,00

com esses lançamentos as contas irão zerar. Qual valor deverei informar no IRPF do socio? Os lançamentos acima estão corretos? Deverei fazer a declaração do imposto de renda da empresa com saldos zerados?

Grato!

Helida Maria de Avila Vilela

Helida Maria de Avila Vilela

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 10:44

Bom dia, Paulo!
Dei baixa em uma empresa enquadrada no simples nacional,
e de acordo com que me passaram da Receita Federal, você deve fazer uma DBE com pedido de baixa evento 517 - Extinção tratamento diferenciado dado as ME e EPP, nada mais, sendo assim você não precisará fazer a declaração. Mas em todo caso, é melhor você entrar em contato com a Receita para melhor esclarecimento.
...

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 14:30

Boa tarde,

Pessoal, estou em um processo de encerramento de uma empresa, na qual parei em Certidão Negativa do INSS, como o fórum é sobre encerramento de empresas, segue meu problema!

Bom meu drama é o seguinte, estou querendo tirar uma certidão negativa de baixa do INSS, já entreguei as SEFIP's todas sem movimento, mas no site quando click na opção CND BAIXA, o site da previdência me dá uma relação de documentos e uma declaração de baixa, na qual o empresário deve assinar e levar todos documentos relacionados na previdência!

Alguém sabe como é o procedimento para tirar esta certidão de baixa do INSS?

Att.

Diego Valério

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.