Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 182

Empresário Individual (EI) - Atividade Intelectual/Pró-labore/Despesas

Victor

Victor

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente
há 4 anos Domingo | 12 janeiro 2020 | 21:20

Boa noite, recentemente aceitei proposta de trabalho como PJ em uma construtora e depois de anos como CLT, agora terei que abrir minha empresa. A construtora irá dar o suporte contábil nesse início, mas tenho algumas dúvidas que ainda não consegui tirar com a contadora que irá realizar os trâmites de abertura da empresa e emissão de NF.

A primeira dúvida é quanto à questão da atividade intelectual, já que sou engenheiro civil. Atuarei como um gerente técnico da construtora e a idéia é usar o CNAE 4399-1/01 (Adm de Obras) ou 4120-4/00 (Construção de Edifícios), para que fique no Simples Nacional. Alguém já teve experiência parecida para opinar se é o caminho correto?

A segunda dúvida seria em relação a Pró-labore x Distribuição de Lucros. Sei que há uma discussão sobre o assunto, mas não sei se já há consenso em relação a obrigatoriedade de parte dos vencimentos ser via pró-labore.

Terceira e última dúvida é a respeito de despesas. Terei deslocamentos, ligações de celular, etc. que farão parte do trabalho como EI. Posso lançar esses valores como despesas para reduzir o valor a ser tributado?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.