x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.814

Contabilização de Capital de Holding

TATIANA

Tatiana

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2020 | 11:31

Bom dia, 

Peço a ajuda de vcs em uma situação. Preciso fazer a contabilização de uma elevação de capital em uma Holding, onde esta possuía um capital de R$ 140.000,00 e vai elevar para 800.000,00 mediante conversão e incorporação de participação societária em outra empresa. Porém, o sócio de maior número de cotas desta outra empresa também saiu e transferiru suas cotas para esta holding onde foi constituída por ele tb como Eireli. O saldo de cotas deste sócio na outra empresa a qual ele passou para a Holding era justamente no valor de 800.000,00 tb.
Espero que dê para entender, pq na minha cabeça já deu um nó. Muito obrigada

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2020 | 13:37

Tatiana,
Se um terceiro integraliza capital da Holding, essa adquire a participação e aumenta o capital com atribuição de ações ou quotas ao novo sócio. Nesse caso, a contabilização seria:
D: Investimentos - participação societária
C; Capital. 

Se foi isso que aconteceu, será necessário desdobrar o valor de aquisição (que é igual ao valor do aumento do capital) em: (a) valor patrimonial: (b) mais valia (apurada em laudo), e, (c) ágio. É possível que seja necessário apurar "ganho por compra vantajosa". 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.