Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 357

PESSOA FÍSICA EQUIPARADA A PESSOA JURÍDICA - LOTEAMENTO

ANA PAULA DE LEO

Ana Paula de Leo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 23:10

Boa noite.
Uma PF está equiparada a PJ em decorrência de um loteamento.Toda a infraestrutura será bancada pela incorporadora, e a “PF” pagará através
de terrenos.
Neste loteamento serão construídas casas populares ,financiadas pela CEF. A “PF” receberá por cada terreno vendido, conforme as
casas forem sendo vendidas. Quem pagará a “PF” será a CEF.
Constituí o CNPJ de equiparação a PJ, mas coloquei como capital social um valor simbólico. Isso está correto, ou teria que ter colocado
o valor total que ela receberá ( 5 milhões de reais)? Ou o valor que consta na declaração de IRPF?
Estou com dúvidas também em relação a como lançar esses terrenos no estoque. Desculpe a ignorância no assunto, mas não consigo fechar
esses lançamentos.
Caso não tenha ficado claro, posso tentar detalhar melhor minha dúvida.
Agradeço antecipadamente.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 23:19

Ana Paula, boa noite.

Essa pessoa física fará parte do quadro societário da PJ?

Tive em minha carteira uma imobiliária nesses moldes anos atrás (Lucro Presumido) e me recordo que o Capital Social foi integralizado através dos lotes.

O Capital Social integralizado correspondeu aos valores desses lotes constantes no IRPF do contribuinte, que nesse caso, era sócio.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Cassiano Gonçalves de Laia

Cassiano Gonçalves de Laia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 10:56

Bom dia,
Pessoal
Tenho que enviar o evento S1005, Pessoa física - CNO obra, mas ao tentar enviar pelo sistema Mastermaq, o sistema do E-social retorna uma mensagem pedido o CAEPF. 
Minha pergunta e: A pessoa física CNO obra tem que ter o CAEPF também?

Alguém pode me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.