x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 329

Limite excedido do MEI

Everaldo Souza

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 15:39

Boa tarde ao fórum.
Uma dúvida, e não há uma resposta concreta da RFB, envia uma pergunta para a RFB e volta como uma resposta automática.
Uma empresa MEI, ultrapassou o limite permitido. Entende-se que não conseguirá entregar a DASN! Nesse caso, não poderá ficar uma lacuna em 2019, certo? Pergunta: como esse MEI deve proceder? Abrir um processo administrativo junto a RFB para poder recolher retroativo desde janeiro de 2019? São informações. que para eu são básicas, e não uma orientação dentro do simples nacional, pode ler de ponta a ponta, que não se encontra. Governo não ajuda, e o SEBRAE, não sabe orientar diante a esse quesito. Há alguém quem teve ou está tendo está dúvida?

Att.
Everaldo

Everaldo Souza

há 1 ano Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 16:27

Boa tarde William..

Agradeço imensamente a sua resposta.
Creio que não soube me expressar; vamos lá. Já foi feito o desenquadramento da empresa, fora do prazo, mas foi feito! A dúvida que fica, é que não há local para orientar como proceder neste caso[desenquadramento feito fora do prazo], não há explicação plausível.  Uma vez, que o MEI não conseguirá gerar o DAS dentro do PGMEI e nem no PGDAS.

Att..
Everaldo Souza

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 3 março 2020 | 13:56

Everaldo, boa tarde!

Desculpa a demora, nunca efetivamente tive participação em um processo desse, porém como ao estourar o limite em mais de 20%, a empresa é desenquadrada do MEI com efeito retroativo até janeiro/2019, acredito que você terá que calcular e recolher o DAS como uma Microempresa emitindo pelo PGDAS.

Everaldo Souza

há 1 ano Terça-Feira | 3 março 2020 | 15:33

Boa tarde William, como estás?

Obrigado pelo seu retorno.

Minha dúvida ficou por causa disso, tentei fazer via PGDAS, porém o sistema não autoriza, aparace a mensagem que o período a empresa era SIMEI, e tem de emitir pelo SIMEI, só que  SIMEI, não lhe permite.

Mas mesmo assim, agradeço imensamente seu retorno.

Tenha uma boa tarde.

Att..
Everaldo Souza

Everaldo Souza

há 1 ano Quarta-Feira | 4 março 2020 | 09:58

Bom dia William..

Como estás?

Quando foi solicitado, o desenquadramento retroativo, o sistema não permitia, somente se fosse em 31/12/2019.
Estava sem tempo de ir até a Receita Federal, mas vou dar um jeito e agendar.
Mas de qualquer forma, agradeço imensamente sua ajuda.

Tenha um excelente dia de serviço

Att..
Everaldo 

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 23 fevereiro 2021 | 11:13

Bom dia,

Estou com uma situação um pouco similar. (O MEI foi aberto em 03/2020)
O MEI ultrapassou o limite de receita em menos de 20% no inicio de dezembro de 2020. Sei que o prazo para ele solicitar o desenquadramento seria janeiro deste ano, mas ele perdeu o prazo e o desenquadramento teria que ser feito esse mês.
Vendo a situação acima, acredito que se fizer o desenquadramento dele agora seja provável que só produzirá efeito em janeiro do ano que vem. O que realmente seria um grande problema.

Alguém já resolveu uma situação deste tipo?

Everaldo Souza

há 7 semanas Terça-Feira | 23 fevereiro 2021 | 12:34

Boa tarde Isabelle..

Como estás?
Assim: a empresa, foi solicitada o desenquadramento em  23/01/2020, e o sistema compreendeu  que seria 31/12/2019, foi solicitado fora do prazo, então acaba devendo a DASN de 2019, porém a empresa não consegue entregar a DASN, por causa da Receita, que ultrapassou os 20%.
No seu caso, você diz que a empresa que você administra, passou pouco menos do que os 20%.
Automaticamente, quando você entregar a DASN, no final da entrega, irá gerar o DAS da multa ou talvez solicita que você faça o desenquadramento, e irá sair com data final de 31/12/2020, possa ser que o sistema não solicite o desenquadramento do SIMEI.
Se a empresa da pessoa achar que ano de 2021 também ultrapassará, é orientado que se migre para uma ME ou uma Ltda.

Att..
Everaldo Souza

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 semanas Sábado | 27 fevereiro 2021 | 21:56

Boa noite, Everaldo 

Obrigada pela ajuda!

Fiz o DASN e apontou o excesso de receita, solicitando que transmitisse o DASN e solicitasse o desenquadramento obrigatório do MEI. Além do Recibo do DASN também saiu o DAS referente o INSS e ISS do excesso da receita.

Ainda não solicitei o desenquadramento, pois estava em dúvida por causa do efeito, já que o mesmo iria solicitar o desenquadramento fora do prazo, e o desenquadramento dele só teria efeito no próximo ano (2022). Então penso em desenquadrá-lo como inclusão de atividade impeditiva, principalmente porque a empresa dele está crescendo e a receita dele neste ano já não irá comportar no MEI.   Mas iria solicitar o desenquadramento dele para 04/2021. ( E migrar para uma ME).

Somente não sei o que faria quanto a receita de 01 a 03/2021. (Acho que ela estaria no DAS-MEI). Acredito não ter problema, desde que não ultrapasse o limite proporcional, correto?

Everaldo Souza

há 6 semanas Domingo | 28 fevereiro 2021 | 09:34

Bom dia...

Como estás?

Creio que passou despercebido por você, o sistema lhe diz: solicite o desenquadramento do SIMEI!
O período de excesso de receita, foi em 2020, então a data final será em 31/12//2020 e não 31/12/2021, com efeito de 01/01/2021, já é recolhido pelo PGDAS.
Assim: para não passar informação errada, e cada pessoa entende de um modo, feito a bíblia, lê uma coisa e interpreta outra, te oriento a consultar a situação da empresa, entende-se, que a empresa, já não é mais optante pelo SIMEI, e que 2021, a empresa é optante do simples! Os recolhimentos dos impostos serão pelo PGDAS e não mais o PGMEI.
Já houve caso que tive, passou um pouco, recolhi o DAS da multa e a empresa, não foi desenquadrada automaticamente do SIMEI, não sei como funciona o sistema da RFB, porque essas duas empresas que tive, não foram desenquadradas automaticamente do SIMEI.

Desejo boa sorte e bom início de semana.
Que a paz esteja contigo.

Att..
Everaldo

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.