x
2020-03-19T15:49:30-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 65

Nota de Devolução da minha empresa para minha própria empresa.

há 10 semanas Quinta-Feira | 19 março 2020 | 15:49

Prezados,

Estou precisando emitir uma Nota de Devolução de uma mercadoria que foi vendida ao cliente, com pouco tempo apresentou problema e ele devolveu, pelo prazo de cancelamento não é mais possível cancelar, porém, estou em dúvida de como fazer a devolução dessa mercadoria pro meu sistema, a principio o suporte do Sistema Fiscal orientou que eu poderia emitir uma NF-e colocando como Destinatário a minha própria empresa e utilizando o CFOP 1202 pra tal fim e referenciado a nota que a principio tinha sido emitida para o cliente, e assim iria voltar pro estoque, porém consultando a contabilidade eles estão me dizendo que isso não é permitido, mas não estou enxergando outra possibilidade. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com isso. Desde já agradeço muito.

Até encontrei um tópico muito semelhante com essa situação, mas não ficou muito claro e é meio antigo: https://www.contabeis.com.br/forum/tributos-estaduais-municipais/252750/cfop-de-devolucao-pra-mim-mesmo-de-uma-empresa-que-nao-emite/.

há 10 semanas Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:18

Se a empresa não emitiu uma nota de devolução, necessariamente vc terá que emitir a nota de entrada.
Mas o fato é, por que ele não emitiu nota de devolução? É pessoa física ?

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
há 10 semanas Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:18

Boa tarde!

Seu sistema tem que te fornecedor uma opção para devolução de mercadoria vendida, caso seu sistema não tenha nenhuma ferramenta em que você possa emitir a devolução, acredito que tenha que fazer uma nota igual a de saída, referenciando em campo específico a nota de venda (incluindo a chave, o número e a data de emissão), com o CFOP de devolução que caberia para este caso, vai depender da nota de saída. 
Se a saída do produto foi com o CFOP 5102 a entrada da devolução será com o CFOP 1202. 

há 10 semanas Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:32

- Telma, é uma Pessoa Física, com isso não teve como o cliente emitir uma Nota de Devolução.
- William, o sistema não tem um módulo especificamente pra isso, em relação a Nota de Devolução, a minha ideia seria emitir uma NFe de Entrada De minha empresa Para minha própria empresa utilizando o CFOP 1202, referenciando a nota que foi emitida para o cliente, mas a contabilidade me informou que isso não é permitido.

há 10 semanas Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:37

Rayalison 

Se você emitiu uma nota de venda você tem os dados do cliente, sendo assim você deve informar os dados dele na nota, conforme eu te aconselhei, pois a devolução não pode ser feita da sua empresa para ela mesma.

há 10 semanas Sexta-Feira | 20 março 2020 | 13:36

Rayalisson,

Nesse caso a opção do seu sistema tende a ser a única possível (sua empresa x sua empresa), porém você teria que referenciar o NFC-e com chave, numero e data de emissão em campo próprio, além de informar o motivo da devolução.

há 10 semanas Terça-Feira | 24 março 2020 | 09:58

Faz a nota de entrada, por ser pessoa física, vc está amparado na legislação.
Faz o cadastro do CPF do cliente no sistema e vai dar tudo certo.

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.