x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 220

Fabiula

Fabiula

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 março 2020 | 18:19

Boa tarde. 

Tenho uma duvida com relação a um lançamento na declaração de IR. Meu pai quando se aposentou entrou com ação na justiça por causa do valor de IR na época, pois não concordou com a alíquota.
Ele ganhou causa em 2019, uns 15 anos depois. 
O advogado instruiu ele a lançar esse valor ganho (que acho poderia chamar de restituição) como Rendimentos isentos e não tributáveis. 
Mas o papel que consta os valores está assim (vou usar valores ficticios):
Valor bruto 10.000
Taxa de serviço 10,00
Imposto de renda 200,00
Valor líquido  9.790,00

Se esse valor líquido lançaria em rendimentos isentos, onde lanço os 200 de IR?

Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 25 março 2020 | 15:29

Esse valor é informativo, mesmo que acontece com rendimentos em aplicações financeiras,
onde temos o IR retido porém lançamos apenas o rendimento líquido

Então se o advogado instruiu, proceda desta forma, lançando o valor recebido liquido 

João Pedro da silva Prado

João Pedro da Silva Prado

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sábado | 28 março 2020 | 11:04

Bom dia 

Estou com um caso de IRPF aonde o funcionário trabalhou em uma empresa Filial e no seu informe de rendimentos no campo da fonte pagadora esta o nome e CNPJ da Filial , da mesma forma que nos dados do responsável pela declaração consta o CNPJ da filial. Porem em Mensagens complementares, esta solicitando que ao preencher o IR utilize o CNPJ da matriz , tendo em vista o que dispõe o ARTº 15 da lei 9779/99, gostaria de saber o que devo fazer.. Declaro pelo CNPJ da Matriz todos os rendimentos ou solicito que ele informe a empresa ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.