x
2020-03-24T18:19:36-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 141

há 1 semana Terça-Feira | 24 março 2020 | 18:19

Boa tarde. 

Tenho uma duvida com relação a um lançamento na declaração de IR. Meu pai quando se aposentou entrou com ação na justiça por causa do valor de IR na época, pois não concordou com a alíquota.
Ele ganhou causa em 2019, uns 15 anos depois. 
O advogado instruiu ele a lançar esse valor ganho (que acho poderia chamar de restituição) como Rendimentos isentos e não tributáveis. 
Mas o papel que consta os valores está assim (vou usar valores ficticios):
Valor bruto 10.000
Taxa de serviço 10,00
Imposto de renda 200,00
Valor líquido  9.790,00

Se esse valor líquido lançaria em rendimentos isentos, onde lanço os 200 de IR?

há 1 semana Quarta-Feira | 25 março 2020 | 15:29

Esse valor é informativo, mesmo que acontece com rendimentos em aplicações financeiras,
onde temos o IR retido porém lançamos apenas o rendimento líquido

Então se o advogado instruiu, proceda desta forma, lançando o valor recebido liquido 

há 4 dias Sábado | 28 março 2020 | 11:04

Bom dia 

Estou com um caso de IRPF aonde o funcionário trabalhou em uma empresa Filial e no seu informe de rendimentos no campo da fonte pagadora esta o nome e CNPJ da Filial , da mesma forma que nos dados do responsável pela declaração consta o CNPJ da filial. Porem em Mensagens complementares, esta solicitando que ao preencher o IR utilize o CNPJ da matriz , tendo em vista o que dispõe o ARTº 15 da lei 9779/99, gostaria de saber o que devo fazer.. Declaro pelo CNPJ da Matriz todos os rendimentos ou solicito que ele informe a empresa ??

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.