x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 865

Pedido de demissão e FGTS não depositado.

Matheus Paulo Costa da Silva

Matheus Paulo Costa da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 4 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 01:25

Olá, gostaria de um esclarecimento, se um empregado pede demissão e a empresa não depositou nenhum mês de FGTS, o empregado tem direito de receber esse valor em mãos? Ou necessariamente a empresa é obrigada a depositar os valores na conta FGTS?

Obrigado 

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 04:13

Oi, Matheus!


Isso chama apropriação indébita, porque a empresa está se apropriando de um direito que não lhe pertence, o correto é você ir a CEF -  Caixa Econômica Federal mais próxima de seu bairro ou cidade e solicitar um Extrato Analítico de sua conta vinculada do FGTS daquela empresa  atual que nunca recolheu o seu FGTS e depois retornar a empresa e entregue uma cópia desse Extrato Analítico do FGTS fornecido pela Caixa Econômica, para que a empresa faça se recolhido dos meses ausentes. O procedimento aceitável é a empresa fazer o recolhido do FGTS por meio de boleto no sitema SEFIP GFIP FGTS e gerar boleto e nunca pagar em mãos ao empregado, pagando em mãos a empresa pode ser adicionar na justiça e pagar em duplicidade. Quando pede demissão e o empregado não pode sacar o FGTS cuidado isso está para mudar e o empregado vai poder sacar o FGTS mesmo pedindo demissão porque: Atualmente existe uma proposta de Projeto de Lei do Senado, PLS 392/2016 da Senadora Rose de Freitas (MDB/ES), em tramitação no Senado Federal que visa permitir a movimentação da conta vinculada do trabalhador no fundo de garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na hipótese de pedido de demissão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.