x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.025

Obrigacoes do contador de uma ME

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 17 anos Domingo | 4 fevereiro 2007 | 12:00

Prezados

Estou planejando entrar numa sociedade com um artesao que tem uma - Micro empresa - na area de comercio varejista e possui CNPJ e é Empresario individual - pleo menos~´e isso que consta no site da Receita no Cartao de CNPJ. Como todo artista ele delega tudo para um contador há tres anos e nao tem a minima ideia do que paga das suas obrigacoes. Estou planejando uma visita com ele neste contador e gostaria que vcs me orientasse no sentido de saber o que pedir por - exemplo - Um contador deveria fazer um contrato com o seu Cliente ? - Quais sao os tributos de uma ME -? Nao tendo funcionario o contador deveria entregar a Rais negativa? Uma ME tem que ter algum livro de registro - e os outros livros? Como ele nao tem nada , mal sabe o que pedir a esse contador. Provalevemente iremos mudar de contador , mas preciso saber se nao existe debitos e procedimentos que deixaram de ser feitos por parte deste profissional. Penso que devo pedir as Rais- IR de pessoa juridica, os darfs(quais sao?) pagos .. e o que mais ?
Aguardo sua orientacao pois estou insegura em relacao a essa nova empreitada . Obrigada -Ah mais uma coisa estando no comercio varejista - e sendo uma ME tem que se pagar sindicato patronal ? O que nao precisa fazer numa ME?
Obrigadissima
Isadora

claudia  tavares

Claudia Tavares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2007 | 08:33

Isadora, para verificação das obrigações seria bom voce pedir as CNDS (federal,estadual,municipal, FGTS, INSS) para ver se não tem nenhuma pendência junto a esses orgãos.

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará." (Lao Tsé)
Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 17 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2007 | 17:20

Obrigada Claudia

Vou verificar isso tbme , mas preciso de mais informacoes sobre a ME supra citada e o que devo pedir para que esse contador apresente , ja que esse artesao paga atraves de deposito o que o total que o contador nao sabendo ele ao certo o que pagou , sua situacao fiscal etc.. Como estou agendando uma visita a esse profissional queria saber o que ele deveria me apresentar quitado e as outas obrigacoes -como livro rais etc... Na federal eu posso pedir , mas antes disso preciso saber o que uma ME , com as caracteristicas acima deveriam ter e quais seriam as obrigacoes deste contador independente de contrato ou nao .
Obrigado desde já
Isadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.