
Kátia Alves Duarte Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Biólogo(a)Boa noite, gostaria de informações sobre como proceder para regularização de uma instituição do terceiro setor, uma Associação sem fins lucrativos. A Associação foi fundada em 2008 mas os trabalhos sociais foram de cunho voluntário não gerando receitas. não tendo circulação de bens e recursos financeiros, somente doações de esforço de trabalho voluntário e muita permuta. Sempre fizemos as declarações DCTF e RAIS. Ano passado, 2019, atualizamos a ata de assembleia e todas as declarações como FGTS, etc. Só que nunca fizemos o Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis da Associação por entender que em nenhum momento obtivemos recursos financeiros e somente esforços voluntários. Como regularizar essa situação?
Hoje estamos participando de um edital junto ao BNDES que pede em sua documentação o Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis dos exercícios de 2017, 2018 e 2019. O que temos é uma ata atualizada (2019) que fala da inatividade financeira da associação e de um relatório das atividades voluntárias realizadas pela comissão técnica voluntariamente. O que temos também é um termo de cooperação técnica (de 2017 até a presente data) com o parceiro (Museu de Arqueologia) que é o objeto desse projeto junto a comunidade.
Como procedo ou qual documento encaminho que substitua a documentação exigida pelo edital do BNDES, Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis dos exercícios de 2017, 2018 e 2019. Como regularizar essa situação?
Desde de já agradeço a oportunidade de esclarecimento.
Atenciosamente,
Kátia Duarte
Gestora de projetos