x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 129

DECLARAÇÃO DE IRPF

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 21:42

Olá Eduardo, boa noite 
Tudo bem?

Pode sim, com uma ressalva.
A orientação da Receita Federal é a seguinte:

São dedutíveis as despesas com instrução ou médica ou com plano de saúde relativas ao tratamento do declarante e de dependentes incluídos na declaração, cujo ônus financeiro tenha sido suportado por um terceiro se este for integrante da entidade familiar (como, por exemplo, entre cônjuges e entre pais e filhos)


Nesse caso, você vai informar na sua declaração os valores referentes ao seu cpf e na declaração da sua esposa ela informa os valores referentes ao cpf dela.

LETICIA

Leticia

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 22:09

Boa noite,

Minha avo e pessoa fisica e tem 12 imoveis alugados pela imobiliaria a inquilino fisicos tambem.

todo mes a imobiliaria manda o comprovante de deposito de aluguel para minha avó, onde coonsta o valor do aluguel bruto e embaixo o valor que ela vai receber de depois ja descontado as taxas de administração. MInha avo vai começar a pagar o darf todo mes desses 12 apartamentos. Alem dos comprovantes de deposito, a imobiliaria manda nota fiscal de tributos de todos os apartamentos. Gostaria de saber como ela deve declarar no darf mensal, e o valor com desconto ou valor sem desconto? e qual codigo ela tem que declarar? e o codigo 0190?

exemplo. aluguel e 1.500,00 mas com o desconto da imobiliaria fica1.343,00

devo declarar 1500 ou 1343? 

e pagamento de darf fisico ?

o codigo é 0190?

preciso de ajuda para nao declarar errado.

lembrando que o dela e aquele darf mensal, o que ela esta querendo declarar e oque recebeu em maio no darf mensal de junho que deve ser pago ate dia 30/06 agora.

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 27 junho 2020 | 15:27

Oi Leticia, tudo bem?

Ela deve gerar o DARF mensal através do programa Carnê Leão. O programa calcula o imposto e gera o DARF, o código é o 0190

É permitida a dedução de taxas desde que o encargo tenha sido exclusivamente do locador, então no seu caso pode descontar a taxa da imobiliária, será informado no carnê leão o valor líquido, que foi recebido de fato.

Mais informações sobre o carnê leão: Carnê Leão 2020

Você também pode gerar o DARF pelo Sicalcweb, mas recomendo fazer o Carnê Leão para facilitar o preenchimento dessas informações na declaração anual do imposto de renda :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.