x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.572

Gastos com importação, podem ser despesa? O que fazer?

Jonathan

Jonathan

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 10:52

Bom dia!!

Os gastos com importação são normalmente lançados como custo da mercadoria e integram o valor de custo mercadoria no estoque, porém acontece que alguns gasto com a importação, só temos conhecimento delas depois de alguns dias que já deram entrada com a mercadoria no estoque, esses gasto com importação que chega depois (normalmente alguma NF serviço de armazenagem do porto seco) podem ser contabilizada como despesa operacional? ou deveria ser lançadas no grupo de custo?

Ex:
Registro de gasto com armazenagem:

D: ?
C: Estoque - Importação em andamento (AC)

Devo tirar esse valor da importação em andamento e colocar ela como despesas de importação(despesa operacional)? ou colocar no grupo de custo?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 16:01

Jonathan boa Tarde.

Armazenagem é custo.

Eu aconselho a vc emitir a nota fiscal complementar de custo uma semana depois da nota de entrada, é normal esperar chegar todas as despesas que compõem o custo.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Jonathan

Jonathan

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 08:46

Telma , Obrigado pela resposta!

Então o ideal seria eu bloquear essa mercadoria no meu sistema, esperar ter em mãos todas as despesas, e essas despesas que chegarem posteriormente a NF de entrada, eu lançar elas em uma NFe-Complementar.
Mas se por acaso eu tiver saído com boa parte  dessa mercadoria do meu estoque, antes das despesas retardatárias chegarem; eu posso contabilizar essas despesas direto no grupo de custo? sem entrar com esse valor no estoque? 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 10:02

Mas se por acaso eu tiver saído com boa parte  dessa mercadoria do meu estoque, antes das despesas retardatárias chegarem; eu posso contabilizar essas despesas direto no grupo de custo? sem entrar com esse valor no estoque?  
Não, por que de acordo com os registros contábeis de fatos e atos não documentação que comprove.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.