x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 447

FGTS e INSS na contabilidade

Eloísa Martins da Silva

Eloísa Martins da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 11:52

Olá, bom dia...eu estou fazendo a contabilidade de um sindicato , e estou com dúvidas a respeito do lançamento desses impostos.

Lá onde trabalho o FGTS e INSS são puxados da folha de pagamento, então no caso, eu consegui transferir oq tinha lá.

Minha primeira dúvida é, em janeiro de 2019 foi pago um FGTS de 800 e pouco, referente a mês 12/2018, que acredito que seja por conta do décimo terceiro, lancei esse valor, no entanto não terá outro valor igual pra compensar, débito e crédito, no caso só tem débito....é normal que fique uma diferença ao final dos lançamentos de FGTS  de 2019 por conta desse valor?

Outra pergunta, a provisao que veio da folha de pagamento foi de 140,63 e tem dois meses que consta pagamento de 148,70, ou seja, não compensa por ser valor diferente e ter essa diferença, aí eu precisaria fazer um lançamento de correção? E como faria? De q contas debitar e creditar?

Obs: não sou formada em contabilidade, entendo algumas poucas coisas.

Thed Garotto Batistoti

Thed Garotto Batistoti

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 16:16

Olá Eloisa, tudo bem?

Caso use o sistema Domínio
PRIMEIRA DÚVIDA:
A competência 12/2018 do FGTS:
DATA: 31/12/2018
D: FGTS (conta 304)
C: FGTS A PAGAR (conta 192)

DATA 07/01/2019
D: FGTS A PAGAR (conta 192)
C: CAIXA (conta 5)

SEGUNDA DÚVIDA
Provisão de R$ 140,63 e pagamento de R$ 148,70
D: PROVISÃO (140,63)
D: ENCARGOS (8,07)
C: CAIXA

Espero ter te ajudado.

THED GAROTTO BATISTOTI
www.youtube.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade