x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 3.388

Diferenças entre caixa e resultado

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Sistemas
há 15 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 17:20

Caros amigos,

Estou com uma dúvida. Sei que o caixa (conta corrente) e o resultado final do exercício podem ter valores diferentes. No meu caso a conta caixa e o caixa (conta corrente) batem direitinho, contudo o resultado do exercício é superior. Identifiquei que a diferença está no seguinte, a última nota emitida no final do ano foi contabilizada como venda de serviços prestados contudo não foi recebida (o dinheiro foi creditado na CC da empresa no ano seguinte).

A minha dúvida é o seguinte, tenho ainda crédito de IRPJ retido na fonte a compensar e alguns tributos a pagar (IRPF, COFINS, ISS, PIS, CSLL). Como fazer a conta para ver se os valores estão corretos? Fiz o seguinte:

caixa atual + a receber - a pagar + créditos = resultado do exercício

Contudo esta conta deu errado. Estou fazendo certo?

Outra dúvida sobre o assunto e quanto a distribuição do lucro. Se for distribuir baseado no DRE o valor ultrapassa o caixa, visto que no DRE o valor a receber já consta como serviços vendido no exercício e este numerário ainda não foi pago pelo cliente. Como fazer para poder distribuir o que tem em caixa e não o que o resultado deu. (faço a distribuição total do lucro do exercício aos sócio).

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 00:13

Caro Mario,

Sim está correto. Minha profissão (ganha pão) é engenharria de sistema, mas precisamente sou gerente de TI de uma empresa. Contudo tenho formação de administrador (primeira faculdade) e técnico em contabilidade, contudo nunca exerci estas duas atividades. O meu caso é que tenho uma empresa de prestação de serviços, pois sou contratado como PJ. Entendeu???? rsrsrsrs...

Quanto as minhas dúvidas percebi que a primeira sobre as contas esqueci de levar em conta o capital social e os gastos de organização iniciais... refis as contas e bateu certino. Contudo a segunda dúvida, distribuicão de lucros, persiste... alguem pode me ajudar???

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 00:25

Marcelo V. V. Magalhães
Prezado

eu faria o seguinte lançamento:

D> Lucros distribuidos (PL) (pelo valor total s/ a DRE)
C> Caixa (o valor que o caixa comportar, verificando o fluxo de caixa para janeiro)
C> Lucros a Distribuir aos sócios (PC) (a diferença que ficar)

sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 08:23

Olá.

No banco de dados do forum Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=distribuicao+de+lucros&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_topico.asp%3Fid%3D34323" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">basta pesquisar é possivel encontrar inumeras dissertações com exemplos de como se contabiliza uma distribuição de lucros.

Aos participantes desse post, notório é que quase 100% das dúvidas inerentes a classificação contábil, já foram amplamente debatidas por aqui, ademais a continha básica para saber se uma empresa deu lucros ou prejuizos advem daquela equação básica: Receita > que despesa sem dúvidas alguma é = lucros e se Receita < que despesas = Prejuizos.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 08:26

Olá Marcelo

Agora vou justificar minha pergunta: Seus questionamentos são básicos na contabilidade (sem querer ofender)... vendo seu perfil como engenheiro achei que você estivesse se aventurando na contabilidade de sua empresa. No entanto visto ser formado, digamos que seja uma questão de ferrugem rsrs

Vejamos:

Estou com uma dúvida. Sei que o caixa (conta corrente) e o resultado final do exercício podem ter valores diferentes. No meu caso a conta caixa e o caixa (conta corrente) batem direitinho

Marcelo, confesso que não entendi sua colocação, perimeiro que raramente o resultado final terá o mesmo saldo da conta caixa ou disponibilidades, por uma série de fatores: vendas a prazo, compras a prazo, provisões... etc.
E quando você diz:"No meu caso a conta caixa e o caixa (conta corrente) batem direitinho" o que quer dizer?

Agora para a apuração do resultado... como explicar em poucas linhas?

caixa atual + a receber - a pagar + créditos = resultado do exercício

Errado... A apuração do resultado do exercício (lucro contábil) dá-se-á, no modo mais simples, entre a diferença das contas de resultado RECEITAS e CUSTOS E DESPESAS . Você não pode utilizar para isso contas do ativo e passivo.

Quanto ao lucro (ainda tentando em poucas linhas) evidentemente você não pode distribuir lucro sem disponibilidade de caixa. Mas você pode creditar este resultado aos sócios, que manterá esta obrigação no passivo para posterior distribuição. Mas lembre-se que o lucro acumulado deve primeiro amortizar prejuizos anteriores.

Nem vou entrar aqui na questão da distribuição do lucro presumido...

Bom... não sei se ajudei... mas está aí

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
SILVIO GOES

Silvio Goes

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 09:06

Marcelo em se tratando de resultado, deve-se adotar o regime de competencia, existem dois regimes contábeis o de "caixa" e o de "competência", o de caixa, registra-se como resultado(RECEITA) no momento do recebimento e também as despesas no momento do pagamento. Mas o correto é registrar no momento da ocorrência do faturamento independente do fato financeiro, no caso rebebimento ou pagamento, é o caso das vendas a ou despesas efetuadas a prazo, a receita deve ser reconhecida no ato da venda ou da prestação do serviço.
Ahh, você deve ter um contador habilitado responsável por sua P.JURÍDICA, peça orientação a ele.

SILVIO GOES

Silvio Goes

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 09:15

Marcelo quanto ao Lucro da DRE, ele pode não estar no caixa, em se tratando de balanço, por exemplo, vc pode ter ativado o valor, como por exemplo comprado um computador, móveis , que são conhecidos como "imobilizados", representam patrimônio para empresa, e não despesa, são chamados de fatos permutativos, trocou dinheiro por bens fixos.
Pode ser também ser lucro de vendas a prazo, ainda não recebidas, tratativa do regime contábil por competência de períodos, o que é exigido legalmente pelas empreas com fins lucrativos,

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 15:46

Caro Mario Luiz,

Agora vou justificar minha pergunta: Seus questionamentos são básicos na contabilidade (sem querer ofender)... vendo seu perfil como engenheiro achei que você estivesse se aventurando na contabilidade de sua empresa. No entanto visto ser formado, digamos que seja uma questão de ferrugem rsrs

Você está coberto de razão... nunca exercí realmente a contabilidade, no dia a dia, somente um ou outro item, contudo sempre na função de gerente.

Marcelo, confesso que não entendi sua colocação, perimeiro que raramente o resultado final terá o mesmo saldo da conta caixa ou disponibilidades, por uma série de fatores: vendas a prazo, compras a prazo, provisões... etc.
E quando você diz:"No meu caso a conta caixa e o caixa (conta corrente) batem direitinho" o que quer dizer?

É extamente o que coloquei. Como tenho NFs ainda a receber e pelos motivos que você mesmo mencionou (vendas a prazo, compras a prazo, provisões... etc.) o resultado nunca (acho nunca muito forte, mas... quem sabe em algume empresa) será o valor do caixa. Isso foi só para deixar claro que sei que esta igualdade não pode ser levada em conta.

Errado... A apuração do resultado do exercício (lucro contábil) dá-se-á, no modo mais simples, entre a diferença das contas de resultado RECEITAS e CUSTOS E DESPESAS . Você não pode utilizar para isso contas do ativo e passivo.

Me desculpe mas meu lado engenherio aqui falou mais alto... perceba que na fórmula o resultado do exercício está a direita, ou seja, ele já foi calculado estou somente fazendo a "conta inversa" para verificar a diferença. Mas como já disse no meu e-mail nesta equação faltou o capital social e os gastos de organização. Que no meu caso bateu certinho.

Bem com relação a disponibilidade de caixa para a distribuição de lucros pensei no DRE adicionar o saldo das Duplicatas a Receber, que no caso são as NFs emitidas e não recebidas. Elas foram emitidas no exercício corrente, contudo serão recebidas no exercício próximo. Posso colocar este saldo a receber no DRE, subtraindo da receita bruta operacional junto com outras deduções e abatimentos?

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 15:57

Caro Silvio Góes,

Marcelo em se tratando de resultado, deve-se adotar o regime de competencia, existem dois regimes contábeis o de "caixa" e o de "competência", o de caixa, registra-se como resultado(RECEITA) no momento do recebimento e também as despesas no momento do pagamento. Mas o correto é registrar no momento da ocorrência do faturamento independente do fato financeiro, no caso rebebimento ou pagamento, é o caso das vendas a ou despesas efetuadas a prazo, a receita deve ser reconhecida no ato da venda ou da prestação do serviço.

Estou trabalhando com regime de competência. E isso é uma das razões desta diferença. A emissão da NF tem competência 12/2009 e o recebimento é 01/2010, por exemplo. Sendo assim no DRE de 2009 esta valor não está no caixa, contudo está contabilizado como venda.

Ahh, você deve ter um contador habilitado responsável por sua P.JURÍDICA, peça orientação a ele.

Eu sou técnico em contabilidade de formado em administração (ver minha resposta ao Sr. Mario Luiz). Contudo até pouco tinha um contador me ajudando, hoje em dia não tenho, problemas com o antigo.

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 16:11

Caro Silvio Goes,

Pode ser também ser lucro de vendas a prazo, ainda não recebidas, tratativa do regime contábil por competência de períodos, o que é exigido legalmente pelas empreas com fins lucrativos,

Como disse anteriormente, utilizo regime de competência, sendo assim destas diferenças.

Bem com relação a disponibilidade de caixa para a distribuição de lucros pensei no DRE adicionar o saldo das Duplicatas a Receber, que no caso são as NFs emitidas e não recebidas. Elas foram emitidas no exercício corrente, contudo serão recebidas no exercício próximo. Posso colocar este saldo a receber no DRE, subtraindo da receita bruta operacional junto com outras deduções e abatimentos?

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 16:31

Olá Marcelo

...pensei no DRE adicionar o saldo das Duplicatas a Receber...