Marcelo V. V. Magalhães
Prata DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) SistemasCaros amigos,
Estou com uma dúvida. Sei que o caixa (conta corrente) e o resultado final do exercício podem ter valores diferentes. No meu caso a conta caixa e o caixa (conta corrente) batem direitinho, contudo o resultado do exercício é superior. Identifiquei que a diferença está no seguinte, a última nota emitida no final do ano foi contabilizada como venda de serviços prestados contudo não foi recebida (o dinheiro foi creditado na CC da empresa no ano seguinte).
A minha dúvida é o seguinte, tenho ainda crédito de IRPJ retido na fonte a compensar e alguns tributos a pagar (IRPF, COFINS, ISS, PIS, CSLL). Como fazer a conta para ver se os valores estão corretos? Fiz o seguinte:
caixa atual + a receber - a pagar + créditos = resultado do exercício
Contudo esta conta deu errado. Estou fazendo certo?
Outra dúvida sobre o assunto e quanto a distribuição do lucro. Se for distribuir baseado no DRE o valor ultrapassa o caixa, visto que no DRE o valor a receber já consta como serviços vendido no exercício e este numerário ainda não foi pago pelo cliente. Como fazer para poder distribuir o que tem em caixa e não o que o resultado deu. (faço a distribuição total do lucro do exercício aos sócio).
Abraços a todos.