Aline Ferreira
Iniciante DIVISÃO 3 , Artesão(ã)Olá, pessoal do fórum!!
Bom dia a todos.
Tenho pouco conhecimento na área contábil/fiscal e gostaria, de se possível, ajuda para emitir NFe, pois faço vendas pela plataforma Mercado Livre, e para continuar vendendo por lá precisarei imprescindivelmente emitir esse tipo de NFe (DANFE).
Resumo da minha empresa:
Sou MEI, minha empresa é na minha própria casa / em SP. Sou cadastrada como artesão em papel – CNAE 17.49-4-00.
Faço papelaria para casamentos/aniversários. Basicamente compro o papel, faço a impressão do convite no papel e finalizo com detalhes artesanais (envelopes, fitas, laços e etc).
Após produzir faço o envio pelos correios. Faço basicamente venda pela plataforma do marketplace Mercado Livre.
Os primeiros passos para começar a emitir a NFe eu já compreendi todos e está OK para mim.
(ter certificado, se credenciar na SEFAZ e etc...)
Meu problema é mesmo na emissão desse modelo de NFe =(
Depois de muitas pesquisas e leituras rsrs, ainda fiquei com essas DÚVIDAS PARA EMISSÃO:
1. Regime tributário: para empresas MEI o regime tributário será o SIMPLES NACIONAL, é esta opção que devo marcar no sistema emissor?
2. NCM: Em consulta na internet, identifiquei esse NCM para convites e papelarias impressas: 4909.00.00. Seria esse número mesmo? (lembrando que faço convites/cartões impressos personalizados).
3. CFOP: Como eu mesmo faço a produção do meu produto, o CFOP que identifiquei para venda seria: 5.101 Venda de produção do estabelecimento (para vendas dentro de SP) e o 6.101 Venda de produçãodo estabelecimento (para vendas fora de SP)
4. CSOSN:O código que preciso usar seria o 102 (tributadapelo SIMPLES Nacional sem permissão de crédito)?
5. Dos impostos (ICMS, IPI,COFINS, II e etc), como sou MEI devo deixar tudo zerado (R$0.00)?
6. CST do ICMS/IPI: O correto seria> 40 ISENTA ou 41 NÃOTRIBUTADA?
7. Vi que éobrigatório colocarmos o total aproximado dos tributos em observações na NF.
Como faço detalhamento do imposto, qual alíquota se aplica para empresas do
MEI?
8. E por fim, por emitir NFe eu terei alguma obrigação fiscal adicional? Pois o MEI só precisa, anualmente, fazer a declaração MEI.
Desde já obrigada.
Att.
Aline Coelho