x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.653

Emissão de NFe para MEI

ALINE COELHO

Aline Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Artesão(ã)
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 10:40

Olá, pessoal do fórum!!
Bom dia a todos.

Tenho pouco conhecimento na área contábil/fiscal e gostaria, de se possível, ajuda para emitir NFe, pois faço vendas pela plataforma Mercado Livre, e para continuar vendendo por lá precisarei imprescindivelmente emitir esse tipo de NFe (DANFE) .  

Resumo da minha empresa:
Sou MEI, minha empresa é na minha própria casa / em SP. Sou cadastrada como artesão em papel – CNAE 17.49-4-00.
Faço papelaria para casamentos/aniversários. Basicamente compro o papel, faço a impressão do convite no papel e finalizo com detalhes artesanais (envelopes, fitas, laços e etc).  
Após produzir faço o envio pelos correios. Faço basicamente venda pela plataforma do marketplace Mercado Livre.

Os primeiros passos para começar a emitir a NFe eu já compreendi todos e está OK para mim.
   (ter certificado, se credenciar na SEFAZ e etc...)
 
Meu problema é mesmo na emissão desse modelo de NFe =(

Depois de muitas pesquisas e leituras rsrs, ainda fiquei com essas DÚVIDAS PARA EMISSÃO:

1.     Regime tributário: para empresas MEI o regime tributário será o SIMPLES NACIONAL, é esta opção que devo marcar no sistema emissor?
 
2.     NCM: Em consulta na internet, identifiquei esse NCM para convites e papelarias impressas:  4909.00.00. Seria esse número mesmo? (lembrando que faço convites/cartões impressos personalizados).
 
3.     CFOP: Como eu mesmo faço a produção do meu produto, o CFOP que identifiquei para venda seria: 5.101 Venda de produção do estabelecimento (para vendas dentro de SP)      e      o 6.101 Venda de produçãodo estabelecimento (para vendas fora de SP)
 
4.      CSOSN:O código que preciso usar seria o 102 (tributadapelo SIMPLES Nacional sem permissão de crédito)?
 
5.     Dos impostos  (ICMS, IPI ,COFINS, II e etc), como sou MEI devo deixar tudo zerado (R$0.00)?
 
6.     CST do ICMS/IPI:  O correto seria> 40 ISENTA   ou   41 NÃOTRIBUTADA?
 
7.     Vi que éobrigatório colocarmos o total aproximado dos tributos em observações na NF.
Como faço detalhamento do imposto, qual alíquota se aplica para empresas do
MEI?

8.   E por fim, por emitir NFe eu terei alguma obrigação fiscal adicional? Pois o MEI só precisa, anualmente, fazer a declaração MEI.
 
 
Desde já obrigada.

Att.
Aline Coelho

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2020 | 10:45

Bom Dia
1.     Regime tributário: para empresas MEI o regime tributário será o SIMPLES NACIONAL, é esta opção que devo marcar no sistema emissor? SIMPLES NACIONAL
 
2.     NCM: Em consulta na internet, identifiquei esse NCM para convites e papelarias impressas:  4909.00.00. Seria esse número mesmo? (lembrando que faço convites/cartões impressos personalizados). PODE SER SIM
 
3.     CFOP: Como eu mesmo faço a produção do meu produto, o CFOP que identifiquei para venda seria: 5.101 Venda de produção do estabelecimento (para vendas dentro de SP)      e      o 6.101 Venda de produção do estabelecimento (para vendas fora de SP) EXATAMENTE
 
4.      CSOSN:O código que preciso usar seria o 102 (tributada pelo SIMPLES Nacional sem permissão de crédito)? SIM, POIS ME NÃO DÁ DIREITO À CRÉDITO
 
5.     Dos impostos  (ICMS, IPI ,COFINS, II e etc), como sou MEI devo deixar tudo zerado (R$0.00)? DEVE DEIXAR ZERADO COM CERTEZA
 
6.     CST do ICMS/IPI:  O correto seria> 40 ISENTA   ou   41 NÃOTRIBUTADA? 40
 
7.     Vi que é obrigatório colocarmos o total aproximado dos tributos em observações na NF.
Como faço detalhamento do imposto, qual alíquota se aplica para empresas do
MEI? POR SER MEI DEIXA SEM, POIS O IMPOSTO É FIXO

8.   E por fim, por emitir NFe eu terei alguma obrigação fiscal adicional? Pois o MEI só precisa, anualmente, fazer a declaração MEI. NÃO, APENAS A ANUAL MESMO
 
 




Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.