x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 226

Declaração de Imposto de Renda PF

Claudia Irene Alday Ahumada

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2020 | 13:29

Prezados, boa tarde.
Gostaria que alguém pudesse me ajudar em uma dúvida, quanto ao preenchimento de IRPF exercício 2016, ano calendário 2015. Me pediram para retificar a Declaração, da qual os rendimentos da dependente não foram lançados. Essa é minha primeira vez em retificar uma declaração onde a dependente, que na época tinha 20 anos estava trabalhando. Pelo que entendi, preciso lançar os rendimentos da dependente, conforme Informe de Rendimentos da mesma, na declaração do titular, ou seja, a mãe, no campo de "rendimentos tributáveis", na aba de dependentes. Certo? Porém, além dos rendimentos recebidos, consta também o pagamento de plano de saúde Unimed que ela tinha na época. Como faço esse lançamento?  Lanço na ficha de pagamentos do titular, porém marcando o item dependente?? 
Desde já agradeço a atenção a todos e fico no aguardo de algum colega possa me responder a dúvida.
Att.,
Claudia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 5 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2020 | 15:43

Boa tarde Claudia,

Você tem duas opções:

01 - Retificar a DIRPF do titular incluindo os rendimentos da dependente. Não se esqueça de incluir também os bens as dívidas e os pagamentos dedutíveis da dependente caso essa os tenha. Para tanto solicite da mesma os informes de rendimentos dos bancos em que ela mantinha contas, bem como o da empresa onde trabalhou na época., os gastos com instrução, planos de saúde, despesas médicas, etc., Os Rendimentos da dependente devem ser informados na aba "Dependentes!"  existentes em Rendimentos Tributáveis.  

02 - Retificar a DIRF do titular retirando a dependente e elaborar uma outra DIRPF apenas para a dependente informando os rendimentos, bens, direitos e as dívidas e ônus reais que a ela pertencem.  

Notas:
- Se o Plano de Saúde em questão é da dependente, deve ser informado na DIRPF dela. Considere que mesmo que o Plano tenha sido pago por outra pessoa da família, nada a impede de informá-lo na DIRPF dela (dependente).
- Certamente se você optar pelo  desconto simplificado não haverá Imposto a ser pago, entretanto, mesmo neste modelo os gastos eventuais com instrução, planos de saúde, despesas médicas e etc., devem ser informados.
- Veja o que fica mais em conta; Pagar a multa pela entrega em atraso da DIRPF da dependente ou pagar o IRRF (se devido) com a inclusão dos rendimentos da dependente na DIRPF do titular.

saulo

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2020 | 17:16

Muito obrigada, Saulo pelo retorno.

O problema maior, é que a titular recebeu uma notificação da Receita com a multa pela omissão das informações da dependente e se eu retificar incluindo a mesma na Declaração da titular, irá pagar mais ou menos 2.000,00 de imposto devido, mais multa e correção, já que na época tinha dado imposto a restituir.
A opção 02 que você citou acima, é bem melhor, porque ficaria apenas a multa pelo atraso da entrega.
A minha única preocupação seria a multa que foi citada na Notificação.
Se eu optar por retificar a Declaração da Titular retirando a dependente e fizer uma nova declaração para a dependente, só com as informações do seu informe de rendimento, a Receita Federal cancela a multa da notificação??
No e-cac tem um campo onde eu posso responder a Notificação e justifica. Isso seria aceitável pela Receita Federal??

Agradeceria se você pudesse me ajudar nessa última dúvida.
Att.,

Claudia

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies