x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 16.046

NFe de entrada de uma devolução recusada

EDILENE BISPO DA SILVA

Edilene Bispo da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2020 | 07:43

Bom dia

Estou com um caso específico na empresa onde trabalho, emitimos uma nota fiscal de devolução com a CFOP 6201, porém o fornecedor recusou a nossa nota fiscal alegando que utilizamos uma NFe de origem com o número de lote e valor unitário errada ( não era a NFe que corresponde à mercadoria ), porém como não consigo cancelar esta NF pois já passam de 30 dias da sua emissão, preciso saber se há uma operação para darmos entrada com formulário proprio para eu poder emitir uma nova nf com as informações corretas.

Peço ajuda nessa operação.

Muito obrigada

valeria ferreira dos santos

Valeria Ferreira dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 16:11

Edilene, boa tarde.
Não sei qual UF você se encontra, mas aqui em SP pode sim fazer a entrada com o formulário próprio (nota fiscal eletrônica) conforme o ART. 453 do Regulamento do ICMS de SP.

Artigo 453 – O estabelecimento que receber, em retorno, mercadoria por qualquer motivo não entregue ao destinatário, deverá (Lei 6.374/89, art. 67, § 1º, e Convênio de 15-12-70 – SINIEF, art. 54, § 3°, na redação do Ajuste SINIEF-3/94, cláusula primeira, XII);
I – emitir Nota Fiscal pela entrada da mercadoria no estabelecimento, com menção dos dados identificativos do documento fiscal original, registrando-a no livro Registro de Entradas, e consignando os respectivos valores na coluna “ICMS – Valores Fiscais – Operações ou Prestações com Crédito do Imposto” ou “ICMS – Valores Fiscais – Operações ou Prestações sem Crédito do Imposto”, conforme o caso;

Espero que ajude.

Valéria

Mariane Moreira Cesar

Mariane Moreira Cesar

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 14:32

Boa tarde Pessoal!

Estou com o mesmo problema, sou do estado de SP, e recusaram a NF de devolução, ela foi emitida com o CFOP 6.202, vi que tem como emitir uma NF de entrada, qual o CFOP que vocês utilizaram para fazer a NF de entrada???

Desde ja agradeço.

Erones Jose Santana

Erones Jose Santana

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 14:35

Bom,  a solução seria exatamente o que foi explicado acima. Emitir uma nota fiscal de entrada, baseada na nfe de devolução que não pode mais ser cancelada. Esse é o jeito correto de resolver. Mas já foi amplamente explicado acima. 

Mariane Moreira Cesar

Mariane Moreira Cesar

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 10:34

Bom dia a todos!

Eu vi que de acordo com o que a  colega VALERIA FERREIRA DOS SANTOS, informou que deve ser emitida igual a NF de origem, o que seria CFOP seria 2.202, porem consultando na internet, encontrei em uma consultoria que seria o CFOP 2.949,

"na hipótese de retorno de mercadoria recusada pelo destinatário em que a operação original tenha sido devolução de compra para comercialização, deve-se emitir documento fiscal com a indicação do CFOP 1.949/2.949 na entrada da mercadoria devolvida no estabelecimento"

por isso estou perguntando, para ter certeza da informação.

Obrigada! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.