Ana
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Tenho uma empresa e tive que criar o certificado digital para o cnpj e envia-lo para o contador. Imagino que isso facilite o seu trabalho, o mesmo pode assinar por mim.
Agora vou fazer uma alteração contratual e o mesmo solicita que crie um e-cpf e envie para o mesmo. Com isso ele vai ter também a minha assinatura da pessoa física, podendo fazer praticamente tudo em meu nome sem nem mesmo saber.
Pelo que vejo é muito comum o contador ficar com os certificados, mas eu realmente não me sinto segura dando tanto poder para qualquer que seja a pessoa. Sem falar que o certificado pode ser roubado ou simplesmente transferido (A1) por pessoa de má idole enquanto estavam em posse do contador.
Acho uma falha grande dos certificados digitais não exibir um históricos com os seus usos.
Fiz esse tópico para gerar discussão sobre essa pratica.
E saber o quão mais trabalhoso vai ser se eu não passar o certificado digital no caso de alteração contratual? A única diferença é que eu assino o documento em meu computador e envio para ele ou tem algum outro sistema que vai entrar que precisa ter meu certificado digital?