x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 51.305

Confiar cegamente no contador passando Certificado Digital?

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2020 | 11:23

Tenho uma empresa e tive que criar o certificado digital para o cnpj e envia-lo para o contador. Imagino que isso facilite o seu trabalho, o mesmo pode assinar por mim.
Agora vou fazer uma alteração contratual e o mesmo solicita que crie um e-cpf e envie para o mesmo. Com isso ele vai ter também a minha assinatura da pessoa física, podendo fazer praticamente tudo em meu nome sem nem mesmo saber. 
Pelo que vejo é muito comum o contador ficar com os certificados, mas eu realmente não me sinto segura dando tanto poder para qualquer que seja a pessoa. Sem falar que o certificado pode ser roubado ou simplesmente transferido  (A1) por pessoa de má idole enquanto estavam em posse do contador.
Acho uma falha grande dos certificados digitais não exibir um históricos com os seus usos.

Fiz esse tópico para gerar discussão sobre essa pratica.
E saber o quão mais trabalhoso vai ser se eu não passar o certificado digital no caso de alteração contratual? A única diferença é que eu assino o documento em meu computador e envio para ele ou tem algum outro sistema que vai entrar que precisa ter meu certificado digital?

FABIO JUNIOR VIEIRA CARVALHO

Fabio Junior Vieira Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2020 | 22:50

Boa Noite Ana 

Como você falou existe uma falha sobre histórico do certificado, mas ao mesmo tempo se você não confia em um profissional de contabilidade não tem como vc esta com ele.
Não vejo nada de mais o certificado na mão do contador, temos uma lei em vigor LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) na qual ele será responsabilizado por todos os dados fornecidos por você. Procure sempre um profissional de sua confiança! 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 27 outubro 2020 | 10:50

Olá,
Se não confia em seu contador, a sugestão é trocar de contador certo? Outra sugestão, se não se sente segura com o certificado A1, faça o certificado A3, empreste para o contador e assim que pronta as assinaturas para alteração, retire com ele. Quanto a sugestão de você assinar os documentos, acredito que não tenha problema, porém o contador provavelmente procederá com o preenchimento do DBE, a qual você não poderá assinar depois de preenchido, pois o contador tem que assinar antes mesmo de preencher tudo, e não conseguira passar para outro computador sem assinar..

Enfim, o contador é uma peça fundamental hoje em dia, volto a ressaltar, se não confia no seu contador, troque de profissional, consulte amigos que que possuem um profissional de confiança, faça uma analise.

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 27 outubro 2020 | 22:47

Agradeço as respostas.
Vou ceder mesmo achando péssima essa pratica tão comum. Certificado digital é equivalente a uma assinatura no cartório, ninguém acharia normal passar para qualquer pessoa uma procuração que dá direito assinar qualquer tipo de documento, mas isso ocorre no certificado, se não passa é porque não confia.
Confio em diversas pessoas, incluindo o meu contador, mas jamais passaria minhas senhas da conta bancaria para elas, o estrago que uma pessoa de má índole com certificado pode ser tão grande ou maior que uma pessoa com acesso a minha conta bancaria.

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 06:50

Bom dia Ana,

solicite o numero do processo, e assine você mesma no site da junta comercial de seu estado. Desta forma, vai ter acesso ao que estará assinando em todo seu teor. Ainda assim, reavalie a sua relação com o seu contador, pois não dá pra trabalhar e satisfazer suas necessidades se não há confiança e clareza entre as partes.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 08:54

Oii Ana,

Faça o certificado A3, esse te dará mais segurança ao meu entendimento.. Aqui no escritório sempre solicitamos o A3, ai o cliente pode guardar com ele e saberá que não terá cópias do certificado rolando por ai, alguns clientes até preferem que seguremos aqui conosco os cartões..

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 11:34

Agradeço ao Felipe e André Luiz novamente.
No caso de compartilhamento realmente o A3 é mais seguro. Se houver um mal uso sem dúvida alguma o contador será o responsável por estar em posse exclusiva dele. No A1 como pode ser copiado infinitamente não como responsabilizar o contador pois o certificado pode ter sido copiado dos computadores da empresa por funcionários/hackers.

ALDEMIR  CHAGAS

Aldemir Chagas

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 11:54

Prezada Ana!
a desconfiança faz parte. Mas nenhum escritório consegue trabalhar sem o certificado, a todo instante é usado, seja pelo Dp, RH, fiscal, societário, ctb... são va´rias as obrigações mensais de uma empresa. 
já o A-3 quando precisar você terá que levar ao contador.
usamos nas mais variadas repartições públicas.
mas a desconfiança impera, concordo que há falha no certificado pois não nos dá um relatório de quando e para que foi usado.

mas se não confia no seu contador, daí é como o colega disse: procura um de sua confiança.
aqui no nosso escritório tudo é em sigilo com a certificação digital.

Aldemir Chagas
Gunther de Campos

Gunther de Campos

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 2 anos Domingo | 27 junho 2021 | 22:26

Boa noites amigos!
Em minha opinião, a pergunta da Ana, parece ter sido mal compreendida.
Estou muito surpreso que com o avanço tecnológico, e o desenvolvimento de certificados digitais, não exista um instrumento similar ao de uma procuração eletrônica que seja vinculado ao registro do profissional que permita acessar e executar operação em nome de seus clientes, assim como ser responsabilizado na eventualidade de causar danos a alguém, ou fazer mal uso desse acesso. E se existe, porque não é utilizada substituindo o uso do certificado digital do cliente.
Notem a distorção do que foi perguntado e o direcionamento das respostas falando em confiança. O contador é um prestador de serviço. Não um amigo, um irmão, médico, ou um padre. Em cada lugar, órgão, website, instancia, pagina, ou documento em que é utilizado um certificado, esse orgão ou lugar entende q a própria pessoa esta fazendo isso. Não que a pessoa cedeu o certificado digital pra alguém fazer em seu lugar. Se buscarmos o suficiente (não deve ser difícil), notaremos que toda certificadora tem um termo de compromisso da pessoa pra quem emitiu o certificado, dizendo q ela não o cederá a ninguém. Não se trata de confiança aqui. Trata-se se ser usuário de serviços de contabilidade, e fazer operações cujos registros mostrem que aquela operação foi executada POR OUTRA PESSOA, usando de direitos cedidos pela pessoa afetada por essa operação. Se a classe de profissionais sofre pela esfera governamental não prever a necessidade desse instrumento e recorre ao absurdo de pedir senhas aos seus clientes, transformando uma relação comercial num obrigação de confiança, cabe a classe que deveria representar os interesses desses profissionais e demonstrar aos legisladores e órgãos públicos, que esse acesso deveria existir oficialmente. Contadores não deveriam aceitar esse aspecto de clandestinidade no exercício de sua função.

Izabella Miranda
Suporte

Izabella Miranda

Suporte , Jornalista
há 2 anos Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 17:02

Olá, pessoal! Como vai?
Nós do Portal Contábeis estamos preparando um novo programa para vocês, o Fecha a Conta, que será mensal e contará com participações de especialistas para debatermos alguns assuntos do meio contábil, empresarial e outros. 

Nosso primeiro tema será a LGPD e quem quiser participar, poderá aparecer no Fecha a Conta e ter sua dúvida, comentário ou case discutido pelos especialistas. Basta enviar no tópico abaixo até o dia 11 de outubro o que quiser sobre o assunto.
Agradecemos a participação!

https://www.contabeis.com.br/forum/contabilidade/365404/fecha-a-conta-lgpd-participe-do-novo-programa-do-portal-contabeis/

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 09:04

Gunther de Campos, perfeito posicionamento. 

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Maria Felisbela Cepriana

Maria Felisbela Cepriana

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 18:00

Diego da Silva, essa procuração que o link trata é da Receita Federal, serve somente para cumprimento das obrigações de ordem federal. Para alterações ou outros atos das Juntas Comerciais não é valida.

Sem contar que no artigo consta o seguinte, que não é o correto:

"As utilidades e a validade da procuração eletrônica

A procuração eletrônica facilita a vida de pessoas físicas e, principalmente, de donos de empresas. Com a procuração eletrônica, o representante poderá realizar atividades como:
     Fechar acordos;
     Assinar documentos;
     Representar a empresa diante dos órgãos públicos;
    Fazer contratações."

Essa escrita dá a impressão de uma procuração 'plenos poderes', e não é assim.
Ou seja, a procuração da qual o artigo trata é uma procuração especifica pra Receita Federal.

Quanto a vulnerabilidade do uso do certificado digital, é preocupante pro empresario como tambem pro prestador do serviço.
Disso não há duvida!

ANGELICA BARBOZA ALMEIDA

Angelica Barboza Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 6 outubro 2022 | 09:05

Muito bem colocado o posicionamento do Gunther de Campos. Outro dilema que tenho vivenciando nessa esfera de "certificados digitais" é a solicitação disparada por assinaturas digitais em documentos diversos, que por vezes, contem dados pessoais de terceiros que não temos vinculo algum. Temos o certificado da pessoa X, essa pessoa solicita a assinatura em documento na qual ela é parte mas há informações de outra pessoa que nem conhecemos. Quando não, são funcionários que trabalham no administrativo da empresa pedindo para assinarmos tal documento com certificado da empresa ou do proprietário, do qual ele próprio é funcionário, delegando uma responsabilidade que deveria ser dele. Como estão lidando com o surgimento nessa nova necessidade sem perder a cautela e respaldo quanto a proteção de dados?

Kylie

Kylie

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 3 dezembro 2022 | 09:27

Ana,

Nunca vi casos de uso indevido, porém compartilho do mesmo sentimento que o seu. Acho imprudente dar plenos poderes a uma pessoa.

Inclusive entrei no fórum pois busco informações acerca desses variados problemas.

Eu sou a contadora responsável no meu escritório e não confio nas pessoas que trabalham no meu escritório. Estou em posse do meu e-cpf, quando precisam enviam o e-mail, eu assino e reenvio. Eu e meu irmão recebemos de herança faz 5 anos.

Discordamos em tudo, eu ainda ficava no escritório mas a situação chegou ao extremo que não quero pisar os pés lá. Ele nunca trabalhou lá .

Sou a contadora responsável CRC e meu sócio não contador. Foi estipulado (meu pai) que receberíamos retirada mensal, sem precisar trabalhar no escritório, porém como responsável não acho justo recebermos o mesmo valor. Já fiz a solicitação de aumento, a resposta é "não temos dinheiro, não tem de onde tirar". Se eu falo em vender, meu irmão fala com zombaria que só pode pagar X (irrisório), eu não aceito e não sai disso.
Não tomei nenhuma atitude drástica por receio de acabar prejudicando os clientes, tenho muito respeito e carinho por todos. Eu não quero o escritório, não quero trabalhar lá e não sei o que fazer... 

Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 45 semanas Segunda-Feira | 15 maio 2023 | 15:41

Ana, instale o certificado na sua máquina, e se houver alguma alteração contratual, peça para o seu contador te enviar o link do assinador da JUCESC juntamente com o número do requerimento. No link você poderá baixar o ato a ser assinado e analisar. Estando td ok vc mesmo assina.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.