x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 925

Retificação de IR e REDARF

diuliano rosa do nascimento Nascimento

Diuliano Rosa do Nascimento Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Custos
há 3 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2020 | 23:30

Prezados (as), Boa noite,

Fiz a declaração de IR de uma profissional liberal ( Psicóloga) e exportei as informações do sistema Carnê Leão direto para o programa IRPF 2020. Os pagamentos das Darfs do Carne Leão foram pagas em atraso, calculando multa e juros. Ao exportar os dados para o IR , o sistema assumiu os valores pagos com juros.  Hoje ao entrar no sistema do ECAC ví que tinha inconsistências, segue mensagem:
"O que aconteceu?
Foram encontradas as seguintes divergências entre os valores de carnê-leão (código Darf 0190) e/ou imposto complementar (Código Darf 0246) que constam em sua declaração e os recolhimentos constantes nos sistemas da Receita Federal. "

Na sequência apareceu a soma dos valores principais versus o valor total que declarei ( valor das Darfs pagas com juros e multa). Dessa forma queria entender se preciso retificar alterando os valores do carne Leão, considerando o valor principal e não o pago. Seria isso? 

Outra dúvida.... minha cliente na hora de realizar o pagamento de uma das darfs colocou a data de vencimento errada. Preciso fazer uma ReDarf? ou não  é algo tão relevante?

Aguardo ajuda,


   

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2020 | 16:47

Diuliano,

Na declaração deve-se colocar somente o valor do imposto a pagar/pago calculado no carnê-leão, sem a incidencia de acrescimo financeiro.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.