x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 12.906

Como faço acesso e-CAC cliente não faz IR e nem tem Certificado Digital?

Davi Maróstica

Davi Maróstica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 10:24

Bom dia.

Primeiramente não sei se é o lugar exato pra tirar essa dúvida, caso esteja errado favor deletar o mover.

Preciso enviar um DDA pelo ecac. Mas o cliente não entrega Imposto de Renda e não tem certificado digital.

Qual seria a solução??? Antigamente fazia a procuração eletrônica, mas agora ela tbm tem de ser entregue pelo DDA.


Perguntei pra uma funcionária aqui da agência o que eu poderia fazer, ela disse que está orientando a entrega das declarações de IR sem movimento, que não geraria multa e geraria o número de recibo. Mas não sei se é seguro.

Já tentei o gov.br mas não tem os selos de confiabilidade pra acessar o ecac.


Alguém tem alguma outra opção?

Obrigado desde já!

Davi Maróstica

Davi Maróstica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 09:20

Bom dia!

Obrigado pelas respostas.. mas não pode a procuração, já tentei enviar pela procuração aqui do contador, eles alegam que tem que ser enviado só pelo ecac do outorgante...

Complicado a receita exigir esse tipo de acesso se não tem como todo mundo ter, a não ser que declare IR e etc.

GIANCARLO BENVENUTO

Giancarlo Benvenuto

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 09:22

Saudações, normalmente eu verifico com o cliente se existe algum impedimento de fazer a declaração de IRPF, caso não tenha impedimento, mando ela sem movimento, dentro de meia hora mais ou menos já conseguirá gerar o código de acesso e depois caso haja necessidade pode fazer a retificação da mesma, abração.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 10:05

Também já tentei enviar pelo certificado do contador e deu rejeitado pela RFB, conforme o colega mencionou acima, tem de ser pelo cadastro no eCAC do outorgante. Quanto a enviar declaração fora do prazo, tem de ver se realmente não vá gerar a multa, pois até onde sei, declaração fora do prazo gera multa.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Davi Maróstica

Davi Maróstica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 15:42

É então.

Também fiquei preocupado e fui até a Receita Federal.

Uma das atendentes também acha um absurdo isso, mas a orientação que ela deu é essa mesma, gerar a declaração de IR. Também questionei a respeito da multa, mas ela afirmou que SEM MOVIMENTO não gera multa mesmo.

Ainda não fiz pra testar, mas pelo jeito será o único caminho.

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 16:03

Também procedo desta forma: envio sem movimento e aguardo um tempo para poder gerar o Código de Acesso; e se houver necessidade retifico posteriormente.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
LUIS HENRIQUE SANTOS SOUZA

Luis Henrique Santos Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 16:24

Boa tarde a todos 

Tive uma situação parecida com esta mencionada acima;

O procedimento que adotei, foi fazer de forma manual, fiz o preenchimento do formulário de procuração (disponível no site da RFB), imprimi e pedi para meu cliente assinar e ele mesmo protocolar na RFB de forma presencial, dentro de um dia liberou para que eu acessasse o e-cac dele pelo meu certificado, fiz tanto para pessoa física quanto a jurídica.

obs: Não precisou reconhecer firma da assinatura, porem levou um documento original com foto, para comprovar a assinatura.

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 16:48

Aqui em MG já consegui cadastrar procuração utilizando meu E- cac.
Como sou o Outorgado foi aceito. Fiz uma dessa forma essa semana e a mesma foi aceita.
Fiz por DDA com firma reconhecida do cliente.

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 17:11

Sim, 30 dias!

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Dhionantan Jonas de Medeiros

Dhionantan Jonas de Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 17:21

Boa tarde. Resolvi uma situação assim semana passada, nesse caso você precisa ter certificado digital pra conseguir fazer a procuração. Você vai preencher uma procuração Manual que tem no site da Receita mesmo, preencher os dados do outorgante, seja PF ou PJ e os dados da outra pessoa que será o procurar é que tenha certificado digital. Após o preenchimento, imprime a procuração e pede pra ele assinar e reconhecer firma em cartório, após isso, você vai no seu E-cac pelo certificado digital, no menu E-Processo e abre um Dossiê digital de atendimento, lá preenche os dados de acordo com a solicitação que é “Procuração”, após abrir o processo você scaneia a procuração e faz a juntando de documento como “Requerimento”, no título coloca os últimos 5 dígitos do número de controle da procuração. Agora só aguardar e acompanhar o processo.

Julia

Julia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 18:16

Passei por essa situação hoje, no caso de procuração aqui já consegui de 2 clientes, porem tem um prazo, como necessitava de imediato entrei em contato com o cliente informei a situação, como ele não era obrigado a apresentar DIRPF não tem multa, pronto em 2 minutos gerei o código de acesso.

Davi Maróstica

Davi Maróstica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2021 | 09:54

Então, a procuração seria o ideal, mas pelo menos a que tentei foi negada alegando que deveria ser solicitado pelo Outorgante, mesmo eu apresentando ela com o certificado da Outorgada.
Pelo menos aqui onde moro não estão protocolando presencialmente, estão orientando a todos fazer por DDA.


Ontem por fim fizemos o IR sem movimento e já consegui apresentar o DDA.

Infelizmente temos que ficar fazendo manobras pra conseguir resolver esses absurdos burocráticos..

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2021 | 16:25

Aqui no escritório, acabamos com estes problemas, aderindo tudo para eCPF e eCNPJ.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.