x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.538

Declaração Imposto de Renda - Auxílio Emergencial

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2021 | 12:00

Bom dia! 

Estou precisando muito mesmo da ajuda de vocês, pois já conversei com dois contadores e cada um me deu uma orientação diferente!

No ano de 2020 fui beneficiada com o auxílio Emergencial pois sou MEI. Repassei todo o auxílio Emergencial para uso do meu pai. 

Sou casada e, como meu marido e meu pai não se dão bem, não compartilhei com meu marido que recebi o auxílio, muito menos que passei o dinheiro para meu pai. Esta pandemia me fez passar uma crise em meu casamento e quase uma separação. Tenho um filho de 1 ano e 8 meses e um RN de apenas 2 meses! 

No ano de 2020 não trabalhei como CLT e não aferi renda no MEI, ou seja, não tive nenhum rendimento. Também não possuo nenhum imóvel alugado em meu nome. 

Meu marido declara imposto de renda, no ano de 2020 ele não me incluiu como dependente pois em 2019 eu trabalhei e quando ele simulou para me colocar como dependente o valor a pagar ficou muito alto. 

Como em 2020 eu não trabalhei, muito provável que ele queira declarar o IR e me colocar como dependente dele. O problema é que eu recebi o auxílio e não contei para ele que recebi e ainda passei para o meu pai. Acreditem, ia dar muito problema se eu contasse, ainda mais passando por uma crise no casamento. 

Minha dúvida é: meu marido me colocando como dependente dele, ele precisa declarar o que recebi do auxílio Emergencial? Um contador me falou que ele teria de declarar os valores que recebi do auxílio Emergencial e um outro contador falou que não, pois eu não tive rendimentos no ano de 2020 e fica abaixo do teto, por isso, se meu marido me incluísse como dependente dele, ele não precisaria informar os valores do auxílio.

Então! Pergunto a comunidade, se meu marido me incluir como dependente dele, necessariamente ele precisa ou não informar os valores do auxílio que recebi? Em caso positivo, o que posso dizer ao meu marido para que ele não me inclua como dependente dele? Minha mãe poderia declarar que eu sou dependente dela? A essa altura do campeonato não posso mais compartilhar isso com meu marido, pois pelo que estamos passando, vai ser o estopim para um divórcio eu ter omitido isso dele. 

Por favor, me ajudem!!! Preciso de uma saída! 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2021 | 12:16

Se ele lhe incluir como dependente na declaração dele, sim, terá que declarar todos os rendimentos recebidos por você, tributáveis ou não.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 17:48

boa tarde !
Se ele incluir voce como dependo, voce terá que devolver os valores recebidos.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Adalberto Vicente da Silva

Adalberto Vicente da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 13:40

Fernanda, se o seu marido te incluir como dependente, ele terá que declarar os rendimentos recebidos como auxilio emergencial e  terá que emitir um DARF para devolução dos valores. A sua mãe só poderia incluir vc como dependente se vc tivesse até 21 anos de idade, ou até 24 anos desde que vc cursasse curso superior ou técnico. A legislação não diz nada impedindo que os pais declarem os filhos como dependentes mesmo se forem casados , desde que se enquadrem nas condições que eu citei acima.

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 13:49

Fernanda, 

Como já esclarecido acima, se você for incluída como dependente, terá que declarar este recebimento.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.