x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.228

JEAN RIBEIRO

Jean Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:24

Bom dia!
Estou inciando com a prestação de serviço de IRPF, gostaria que os amigos do fórum esclarecessem as seguintes duvidas: 

1- Pode-se fazer declaração Retificadora do IRPF 2021, para retirada de um dependente que recebeu auxilio emergencial, que ocasionou a cobrança da devolução? (OBS. O dependente alega não ter  conhecimento até então, e consequentemente não sacou nenhuma parcela.)

2 - O DARF gerado na primeira declaração, após a retificação é cancelado automaticamente ou tem que que fazer o procedimento de CANDARF?

3- Um dependente retirado da declaração poderá ser incluído novamente em declarações de anos futuros?

Cleiton Victor Leicht

Cleiton Victor Leicht

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 7 março 2021 | 21:01

Boa noite pessoal.

Estou trabalhando no IRPF 2021, e volta e meio da erros no programa.

Já tive declarações que simplesmente não abriram mais, sendo necessário deletar e começar do zero.

Já vi outros colegas que tiveram o mesmo problema.

Alguém aqui teve também? Encontraram alguma solução?

Arthur Lima Neto

Arthur Lima Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 06:07

Bom dia!!

    Alguém conseguiu alguma resposta sobre o caso de Jean? Por favor divulguem pois estou com uma situação parecida. Fiz a retificadora mas não sei se só isso resolve o problema, ou se temos que fazer algo. No site do Sebrae fala sobre um CANDARF, porém não encontramos nada sobre esse procedimento. Será que exclui automaticamente essa cobrança após a entrega da Declaração Retificadora?

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.