x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 507

Comprovante de rendimentos - ano calendário 2020

user13

User13

Iniciante DIVISÃO 4, Fonoaudiólogo(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 10:04

Boa tarde.

estou com dúvidas com relação a minha declaração de IRPF deste ano.

Recebi o comprovante de rendimentos da empresa onde trabalho e neste consta o mês de dezembro de 2020, porém, os salários são pagos apenas no dia 05 do mês seguinte ao mês de competência, ou seja, o salário de dezembro/2020 só recebi em janeiro/2021. 

Sei o IRPF é referente aos valores recebidos no ano calendário no qual se refere, mas o setor responsável da empresa insiste em dizer que vale é a competência: "se o funcionário recebeu o valor da folha de Dezembro/2020 em Janeiro/2021, como o rendimento se refere a competência de Dezembro/2020, o mesmo entrará no informe de 2020".

Já pensei em fazer meu IRPF utilizando os recibos (contracheques) mensais de pagamento, mas tenho receio de gerar algum problema e eu ter que ir perder tempo na receita justificando.

Adalberto Vicente da Silva

Adalberto Vicente da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 13:18

Olá tudo bem? De fato a apuração dos valores para  se chegar aos rendimentos totais no informe se dá por regime de competência, ou seja, tem início em janeiro  e vai até dezembro, independente se o pagamento se dará no mês seguinte. Isso acontece por que os valores são retirados do fechamento da folha de pagamento que normalmente acontece no fim do mês de competência.

user13

User13

Iniciante DIVISÃO 4, Fonoaudiólogo(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 14:27

Concordo que a empresa pode realmente fazer isto e deve haver alguma forma para a mesma realizar sua declaração anual desta forma, porém, ao meu ver, o IRPF se refere ao ganhos que a pessoa física recebeu no respectivo ano calendário e que nesse caso, salário de dezembro, recebido em janeiro, só entraria no IRPF do ano seguinte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.