Michel Teobaldo
Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) ProduçãoBom dia, boa tarde e boa noite.
Gostaria de tirar essa dúvida que sempre paira na minha cabeça nesse momento de declaração de imposto de renda.
Geralmente eu guardo todos os holerites, mas não importa o que eu faça, os valores contidos na folha entregue pela empresa nunca batem com os somatórios dos contracheques.
Estava pesquisando inclusive uma faculdade de ciências contábeis pra ter o conhecimento necessário, mas como o objetivo não é trabalhar na área, achei meio exagerado dedicar 5 anos pra isso.
Existe algum curso ou apostila na internet que tenha esse foco exclusivo? No meu caso quero aprender apenas sobre imposto de pessoa física. Aprender o realizar o cálculo do imposto retido, saber quais valores entram no Ítem 3.1 do imposto (total de rendimentos (inclusive férias)), se os impostos retidos de plr, 13 e férias entram ou não no imposto e por aí vai.
Esse ano de 2020 pra mim foi atípico, assim como pra boa parte da população brasileira. A MP 936 alterou algumas coisas na declaração e no meu caso, como a empresa que eu trabalho foi "vendida" eu recebi o valor que estava na previdência privada, aí que acabou complicando tudo e estou pagando um valor extremamente alto no imposto.
Comecei essa dúvida porque apesar de somar tudo do holerite ( base FGTS, FGTS mês, Base P/IR, Base IR férias, Total de proventos, Base INSS) o que mais se aproximou do item 3.1 da folha de entregue pela empresa foi o Base INSS e mesmo assim ficou 515,21 abaixo do valor declarado e pra achar esse valor que ficou abaixo precisei somar 2x o valor das férias, já que a empresa gera uma folha pras férias, mas ainda assim coloca os proventos no holerite do mês que gozamos as férias. Eu tenho certeza que não devemos somar 2x as férias pra conta bater, isso tem que está errado.
Se puderem me auxiliar ou me indicar um material ou curso... eu agradeço.