x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.194

Como verificar se o comprovante de rendimentos pagos está correto?

Michel Teobaldo

Michel Teobaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Operador(a) Produção
há 3 anos Sábado | 13 março 2021 | 12:50

Bom dia, boa tarde e boa noite.

Gostaria de tirar essa dúvida que sempre paira na minha cabeça nesse momento de declaração de imposto de renda.

Geralmente eu guardo todos os holerites, mas não importa o que eu faça, os valores contidos na folha entregue pela empresa nunca batem com os somatórios dos contracheques.

Estava pesquisando inclusive uma faculdade de ciências contábeis pra ter o conhecimento necessário, mas como o objetivo não é trabalhar na área, achei meio exagerado dedicar 5 anos pra isso.

Existe algum curso ou apostila na internet que tenha esse foco exclusivo? No meu caso quero aprender apenas sobre imposto de pessoa física. Aprender o realizar o cálculo do imposto retido, saber quais valores entram no Ítem 3.1 do imposto (total de rendimentos (inclusive férias) ), se os impostos retidos de plr, 13 e férias entram ou não no imposto e por aí vai.

Esse ano de 2020 pra mim foi atípico, assim como pra boa parte da população brasileira. A MP 936 alterou algumas coisas na declaração e no meu caso, como a empresa que eu trabalho foi "vendida" eu recebi o valor que estava na previdência privada, aí que acabou complicando tudo e estou pagando um valor extremamente alto no imposto.

Comecei essa dúvida porque apesar de somar tudo do holerite ( base FGTS, FGTS mês, Base P/IR, Base IR férias, Total de proventos, Base INSS) o que mais se aproximou do item 3.1 da folha de entregue pela empresa foi o Base INSS e mesmo assim ficou 515,21 abaixo do valor declarado e pra achar esse valor que ficou abaixo precisei somar 2x o valor das férias, já que a empresa gera uma folha pras férias, mas ainda assim coloca os proventos no holerite do mês que gozamos as férias. Eu tenho certeza que não devemos somar 2x as férias pra conta bater, isso tem que está errado.

Se puderem me auxiliar ou me indicar um material ou curso... eu agradeço.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sábado | 13 março 2021 | 15:33

Michel

caso a empresa opte por pagar os salários até o 5º dia do mês seguinte, os valores constantes do INFORME DE RENDIMENTOS não vão ficar iguais

digamos que houvesse o seguinte e apenas 1 mês de salários  ( sem considerar inss )

no holerit  mes 01
salarios:   1200,000
adto:  500,00
salario liquido    700,00

para efeito do informe

mês  01  - adto salarios:  pago  dentro do mês    R$  500,00
mês 01 -  salario ; Pago no mes segguinte:  R$   700,00

no informe
mes 01    500,00
mes 02   700,00


ok


Márlus

Michel Teobaldo

Michel Teobaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Operador(a) Produção
há 3 anos Sábado | 13 março 2021 | 15:44

caso a empresa opte por pagar os salários até o 5º dia do mês seguinte, os valores constantes do INFORME DE RENDIMENTOS não vão ficar iguais

Não é o caso da empresa aqui, o adiantamento é pago todo dia 15 (caso não seja dia útil, pagam no dia útil anterior a essa data) e o pagamento é efetuado no penúltimo dia útil do mês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.