x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 388

Imposto de Renda 2021

Jackeline Custódio Torres de Sousa

Jackeline Custódio Torres de Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 3 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 11:49

Olá,gostaria de tirar uma dúvida com vcs a respeito da entraga do IRPF 2021,ocorre que:

Minha cliente ( Brasileira) realizou intercâmbio de Inglês de Outubro de 2019 à Maio de 2020 na Irlanda.
Nesse período ela trabalhou TB em um restaurante de Operadora de caixa( sem registro ,por 3 meses), e por conta da pandemia acabou recebendo TB o auxílio emergêncial de lá da Irlanda.
Nas duas situações acima ela recebeu em conta bancária da Irlanda em euro ; somando tudo o valor foi superior a 29 mil reais.

Ela esta Obrigada a declarar o IRPF ?caso positivo,como devo declarar.

Apenas com o extrato do banco é possível declarar?

Desde já agradeço.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 15:17

Boa tarde Jackeline, bom no caso de sua cliente se tratar de um intercambio em um periodo inferior a doze meses ela é obrigada a declarar o imposto de renda, se fosse um período superior a doze meses não haveria está necessidade. Já a declaração dever ser em rendimentos de pessoa fisíca ou do exterior e lançar no carne leão no mês em que ela recebeu e assim vai ser calculado quanto é devido. Isto por que trata-se de uma operação tributável. Bom o ideal para fazer este tipo de declaração é mês a mês, pois se deixar para fazer no final do período  pode pagar uma multa de até 20% do valor. Bem espero ter ajudado se ficar alguma dúvida é so perguntar colega.

Jackeline Custódio Torres de Sousa

Jackeline Custódio Torres de Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 3 anos Terça-Feira | 6 abril 2021 | 18:23

Boa tarde Fernando,
Agradecida pelo retorno,uma informação adicional, o dinheiro nesse caso já foi transferido da conta da Irlanda p um banco do Brasil(depositado na poupanca- rend.Isento),nesse caso posso declarar apenas com o informe de rendimentos do banco ( nacional)ou preciso ter um informe de rendimento do auxílio da Irlanda?

Preciso fazer o pagamento do carne leão?

Obs.. Até onde sei,oBrasil não tem acordo fiscal com a Irlanda.




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.