x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 724

Divergência Saldo Provisão de Férias x Relatório DP

Caroline Mota de Souza

Caroline Mota de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 12:07

Prezados, 

Meu sistema é integrado com a folha de pagamento. Mensalmente fazemos a provisão de férias normalmente, mas o relatório que vem do DP nunca bate com o saldo contábil. A variação mensal não é linear, tem meses que está em 150mil, no mês seguinte vau para 220mil, no outro mês desce para 170mil e por ai vai. Atualmente a minha diferença entre o balancete e o relatório de provisão de férias é de 400mil, acho que é uma variação muito grande.

Já conferi a contabilização proveniente da folha e está correta:

Pela provisão
D- Provisão de Férias e encargos (Resultado)
C- Provisão de Férias e encargos (Passivo)

Pelo pagamento 
D- Provisão de Férias e encargos (Passivo)
C- INSS a Recolher
C- FGTS a Recolher
C- Banco

Ainda que a provisão seja feita com base em todos os funcionários e o período para gozo de férias é relativo, gostaria de saber se é "normal" ter uma variação mensal tão grande entre a contabilidade e o relatório do DP. 

No caso não seria correto reverter parte do saldo no final do ano referente aos funcionários que não gozaram de férias ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 16:45

Caroline,
Usamos o sistema Contmatic e os saldos são conciliados mensalmente e sempre estão corretos.
Não deve se esquecer, que as férias vencidas e proporcionais pagas nas rescisões, também devem ter tratamento idêntico. Também devem ser feitos os devidos ajustes, no gozo das férias, no tocante às variáveis, que alteram os valores provisionados dos efetivamente devidos.
As férias ainda não gozadas dos colaboradores ativos não devem ser revertidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.