x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 342

Cobrança indevida ou legal

Gabrielle

Gabrielle

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente
há 2 anos Quarta-Feira | 21 abril 2021 | 14:13

Olá, se puderem me ajudar com uma questão seria ótimo!

Sou nova fazendo o IRPF, é apenas meu segundo ano então queria saber se isso está correto.
Entrei em contato com uma contadora da minha cidade pois queria ver quanto ficaria o meu imposto, e na conta que ela fez acabou ultrapassando os 30 mil a pagar. Em nenhum momento fechei negócio com ela, nem havia contrato algum, apenas expliquei o meu caso, passei minha documentação pessoal e os valores finais de cada mês, tudo mastigadinho e pedi pra ela verificar pra mim, foi tudo bem rápido. Eu disse que o valor era exorbitante, e ela me instruiu a pensar e depois retornar o contato.
Após isso, eu entrei em contato com um contador da minha cidade natal, que havia feito o meu IRPF anterior, e ele disse que conseguiria diminuir um pouco por despesas médicas, e realmente ficou um valor um pouco mais abaixo.
Acontece que por eu ter demorado dois dias para retornar o contato à contadora, ela já estava cobrando uma resposta de mim, e queria finalizar o meu imposto.
Eu agradeci o contato e disse que infelizmente não iria fazer com ela, pois o outro contador conseguiu me ajudar nessa questão. E então ela meio que surtou, falando que já havia feito o meu IRPF todo, e me acusou que ou eu passei outra receita pro outro contador, ou então deixei de passar alguma informação pra ela, e que por este motivo ela iria me cobrar o valor de 120 reais por ter completado o meu IRPF, mesmo sem eu ter fechado negócio com ela. 
Gostaria de saber se isso é certo e se eu deveria pagar, mesmo tendo sido o meu primeiro contato com ela.
Muito obrigada por qualquer ajuda!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 25 abril 2021 | 20:28

Se realmente não contratou o serviços dela, mesmo que verbalmente, ela não poderia dar andamento e tão pouco cobrar honorários por isso.
Se houve a entrega da DIRPF, você ainda poderá retificá-la, caso seja pertinente.

Antenor Senger

Antenor Senger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 25 abril 2021 | 22:42

Gabrielle,

Você enviou todos os recibos das despesas médicas para a Contadora?. Ou só enviou  para o Contador? .

Se ela não estava de posse de todos os recibos das despesas médicas, a culpa não é dela, pois se ela não tinha a documentação completa, não poderia adivinhar que havia  despesas médicas. O Contador(a)  não pode inventar despesas médicas ou outra despesa dedutivel  quualquer sem os devidos comprovantes.

Atenciosamente,

Antenor Senger

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.