x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 731

COMUNICAÇÃO ENTRE ERP DA EMPRESA E SISTEMA DA CONTABILIDADE

marco tulio bueno de souza

Marco Tulio Bueno de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Sábado | 12 junho 2021 | 09:03

Olá Senhores, 
Como administrador de pequena empresa, tenho uma duvida a seguir, seguindo um exemplo pratico para melhor entendimento de minha duvida(s):

A empresa CLINICA XYZ ESTETICA. abriu as portas e conta como um escritorio de contabilidade para os fins contabeis e pessoais, toda via a clinica contratou um sistema de gestao ERP onde permite controlar fluxo de caixa, estoque, notas, e tudo que é mais direito sobre gestao da clinica. Em contrapartida o escritorio de contabilidade possui um outro sistema onde sao feitos lançamentos, ou seja, a duvida começa aqui... "Como a contabilidade vai sincronizar os dados do sistema deles com o da clinica?" ..... logo, para que a contabilidade apure nesse exemplo que estamos seguindo, a DRE no final do mês para apresentar aos gestores (donos que seja) da clinica, para saber se deu LUCRO ou PREJUIZO no periodo apurado, um dado por exemplo de extrema importancia é os custos dos produtos utilizados nos procedimentos da clinica, por exemplo, digamos que a clinica aplica BOTOX, e outros insumos nos procedimentos esteticos, dos quais possuem custo de estoque. .. como a contabilidade sabera o CUSTO DE PRODUTOS GASTOS (CMV - CPV - CSP) (gastos nos procedimentos) ? Poderiam me citar qual deveria ser os procedimentos na pratica tanto por parte da clinica e quanto por parte da contabillidade para que no final do periodo a DRE seja completamente real e sem falhas.

Em suma fica duas duvidas no topico:
- Como a contabilidade lida com dois sistemas, sendo o da clinica e o deles. (Sincronia de dados, entrada de NFE, se é feita pelo sistema da clinica ou pelo da contabilidade ou em ambos, e outras operaçoes, etc)

- Como é feita a comunicação e quais deveres que a clinica deve fazer na pratica para que no final do periodo ou diariamente, nao sei como senhores irao m e responder, quanto aos lançamentos de exemplo do CMV (custos de produtos vendidos, ou produtos utilizados nos procedimentos).

Forte abraço e aguardo ajuda nessas duvidas que me deixam realmente preocupados, pois como nao tenho contabilidade interna, percebo que essa comunicação entre a empresa x contabilidade fica meio confuso para mim, e minha contabilidade quer que eu use um sistema deles, porem hoje em dia sabemos que os softwares estao se especializando por areas, entao por exemplo, querem que use o CONTA AZUL ERP pois da sincroniza com sistema deles, porem nao é um software especifico para determinado RAMO, mas enfim, aguardo a ajuda de voces e se puderem ser praticos e da exemplos dentro do que eu disse nessas duas duvidas.

Daniele Dourado - Connect Plus Assessoria Contábil

Daniele Dourado - Connect Plus Assessoria Contábil

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 11:27

Bom dia!
Referente as dúvida, devemos entender o seguinte: a contabilidade é online ou tradicional? Se for online somente vai funcionar se a empresa usar o mesmo sistema da contabilidade. No momento de emissão de nota, controle de estoque e tudo mais será comunicado online com a contabilidade e será bem mais fácil, prático e rápido no momento de apresentar as demonstrações evitando assim erros de digitação.
Caso a empresa não queira optar pelo sistema da contabilidade e se a contabilidade trabalhar da maneira tradicional, terá que ser apresentado mensalmente todos os documentos da empresa para que a contabilidade possa fazer os lançamentos manuais e conseguir então ter as informações necessárias para elaborar as demonstrações contábeis.
Outra opção é verificar se o sistema da empresa tem a opção de fazer importação dos dados em arquivo para enviar por e-mail para a contabilidade e a mesma conseguir preencher o sistema sem ter que digitar tudo manual.

Uma dica é que a empresa opte pelo sistema da contabilidade. imagino que irá atender muito bem seja qual for o tipo de empresa. 
Espero ter ajudado.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 junho 2021 | 07:30

Bom dia Sr Marco.

O que o contador do sr falou sobre o assunto? O que o contrato de prestação de serviços estipula nestes casos?

Seria interessante o sr conversar com ele para ambos ajustarem estas questões técnicas.

Via de regra quando me deparo com uma situação assim, eu informo ao cliente que, caso o sistema dele não tenha compatibilidade com o meu, teremos que fazer esta integração de forma tradicional ou seja conciliação das notas x estoque x financeiro, onde vamos lançar estes valores ou manualmente ou por intermédio de transformação dos seus dados em informações que podem ser traduzidas ao meu sistema.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.