x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 7.395

Pagar darf de empresa na conta pessoa física

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 09:56

Nas agências da CAIXA, pode-se pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) . Todos os dados informados são de inteira responsabilidade do contribuinte, inclusive o cálculo dos encargos.
Mas a ideia e não mistura a conta PF com a Conta PJ. Quando você saca do caixa pequeno da empresa, nada impede que deposite na sua conta PF, pague o DARF na sua conta corrente internet banking e devolva o DARF para a empresa.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 10:53

Eu entendo que o IRPF do empresário não pode se misturar com os impostos da empresa, e a separação entre as despesas dos sócios e as despesas da empresa. Se esse IRPF e de um dos sócios, ainda assim não é despesa da empresa. Somente despesas da atividade empresarial pode ser paga pela empresa, as particulares dos sócios não.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 11:21

mútuo é um contrato de empréstimo, em que o mutuante (sócio) concede determinada quantia em dinheiro ao mutuário (empresa) à título de empréstimo, devendo este último pagar o valor recebido em determinado prazo com acréscimo de juros.
Seu contador não vai gostar muito, pois vai da uma certa trabalheira pra ele, mas a única forma de sócio usar dinheiro pessoal na empresa e fazendo um contrato de mútuo e o principal pagar o IOF desde mútuo. Você vai ter 2 DARFs agora para pagar... Muito burocrático, mas é pra isso que nós Contadores existimos...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 11:40

Mas isso se faz necessário mesmo se eu mandar o dinheiro da conta PJ para a conta PF?
Depende de como vai manda da PJ para a PF. Para sócio a única maneira de manda da PJ para PF seria empréstimo ou distribuição de lucros. Sendo empréstimo estamos falando de mútuo. Por isso usei o pulo do gato de sacar do caixa pequeno. Pois no caixa pequeno pode-se descrever apenas como pagamento de darf, não será saída para sócio. Um simples darf e tá virando uma celeuma, as vezes a informatização não nos ajuda, embora o Paulo Guedes tenha liberado tudo na Receita Federal para ser via certificado digital. Então nem dá pra reclamar muito. Ou você gostava de enfrentar a fila lá pra ser atendido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.