x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 160

Despesas na Contabilidade

DOUGLAS DAVID AMARAL MIRANDA

Douglas David Amaral Miranda

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 09:58

as despesas de uma Lucro Real, podem ser lançadas apenas na contabilidade ou devem ser lançadas na escrita e transmitidas no EFD ICMS ?

as notas de despesas de uma empresa Lucro  real, podem ser registradas apenas na contabilidade, 

ou devem ser registradas na escrita fiscal?    (qdo registramos na escrita, obrigatóriamente devemos transmitir no EFD e na GIA)

(PQ tem pessoas que registram apenas no módulo da contabilidade, sem passar pela escrita, e sendo assim não transmitem no EFD ICMS/GIA,)

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 11:02

Douglas David Amaral Miranda, bom dia.

A EFD ICMS/IPI visa a entrega das informações envolvendo a incidência desses dois impostos. De um modo geral, as movimentações acobertadas por documento fiscal/notas. Estas obrigatoriamente devem ser escrituradas e enviadas pela EFD ICMS/IPI, antes do lançamento contábil.

Diferente da contabilidade, que traz os lançamentos de despesas não necessariamente provenientes de documentos fiscais/notas, mas sim de documentos que comprovem a operação realizada. Exemplo: alugueis, despesas postais, cartorárias, etc. Essas não precisam (e nem tem como) serem escrituradas para envio na EFD ICMS/IPI, devendo ser lançadas diretamente na contabilidade.

Enfim, acho que deu para você pegar o ponto. Espero ter ajudado.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 13:18

Douglas David Amaral Miranda, boa tarde.

então pelo que entendi vou precisar registrar na escrita fiscal? 
Tudo depende do que você está registrando colega. Acabei de te explicar qual o raciocínio que você deve ter.

vou poder utilizar o ICMS como crédito ? já que na NFE vem destacado, mesmo sendo um ativo?
Já ouviu falar em CIAP? Se sim, ótimo, é isso que você vai fazer. Mas se não, dá uma pesquisada sobre, faça interação nos tópicos sobre este assunto ou crie um novo tópico com suas dúvidas sobre isso, porque ai a conversa começa a tomar outro rumo, que foge do tópico que você criou, o que vai contra as regras do fórum.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.