x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 256

Dúvida sobre lançamentos contábeis

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 19:30

Boa noite caros colegas,

Estou lendo sobre um trabalho da faculdade que tenho que fazer a respeito de incorporação, mas eu queria tirar uma dúvida antes de começar. Em relação aos lançamentos contábeis, qual seria o lançamento referente a incorporação? 
Por exemplo, na empresa que está sendo incorporada há um saldo de 20.000 (a titulo de exemplo) na conta caixa e bancos, seria lançado a débito na conta caixa e bancos da empresa incorporadora, mas em relação a contrapartida, como seria esse lançamento?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 15:10

Lucas,
Em caso de incorporação vc terá sua vida facilitada se utilizar uma transitória. 

Na incorporada
D: Conta transitória de Incorporação 
C: Ativos (só tome cuidado com contas retificadoras)
e
D: Passivos e PL
C: Conta transitória de incorporação. 

Na incorporadora
D: Ativos
C: Conta Transitória de Incorporação
e
D: Conta Transitória de Incorporação
C: Passivos e PL.

Desse modo a conta transitória "zera" nas duas pontas (incorporada e incorporadora).
Vc pode ter algum problema se a incorporadora tiver participação no capital da incorporada; nesse caso, um "pedaço" do capital oriundo da incorporada deve ser "jogado" contra o investimento, já que uma sociedade não pode participar nela própria e tendo em vista que a incorporada é extinta. 




Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 16:16

Boa tarde Edmar, muito obrigado pela ajuda, sua resposta me ajudou muito. Grato pela disponibilização de seu tempo e bom resto de tarde por aí.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.