x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 24

acessos 6.498

SEFIP Retificadora - % FAP

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 15:17

Oi Hugo tudo bem?
Desculpe, como agora fazemos INSS pela Dctfweb e sou nova na área estou com algumas dúvidas.

Coloquei todos os colaboradores (do ano 2018) como modalidade 9  (confirmação), porém como faço para gerar a guia apenas da diferença, pois nos meses em questão já pagamos um valor a menor do que deveria ter sido.

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 15:35

Barbara o que pode ser feito é entregar a GfIP e esperar a diferença aparecer na situação fiscal da empresa no e-cac porque se o pagamento era através da DCTFWeb apesar que não acredito que era, lá mesmo já gera o darf ou verificar se em 2018 o recolhimento era através de GPS, apurar a diferença e gerar o GPS para pagamento

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 16:47

Oi Hugo,
Sim antes era feito através da GPS e não DCTFweb.
Inclusive na notificação já veio o valor da diferença, porém eu não sei como gerar uma guia apenas desse valor de diferença lá na SEFIP.
Porque quando eu puxo do sistema o arquivo da data de 2018, e mudo a alíquota na SEFIP, ele puxa um valor integral e não somente da diferença que temos que pagar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 16:59

Bárbara,
A diferença você calcula manualmente, ou aguarda atualizar no e-CAC como Hugo explicou ou pela notificação recebida.
As GPS das diferenças, você gera através do site do SAL.

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 17:08

Ah agora entendi!

Lá na SEFIP eu só vou mandar novamente na modalidade 9 com a nova alíquota, e no site SAL eu gero a GPS das diferenças (conforme a notificação) nas respectivas competências, isso?

Nossa nem sei como agradecer vocês, e desculpe tantas perguntas

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 16:36

João H Jr, eu consigo utilizar apenas o arquivo  zip.  ou .SFP para fazer a GFIP retificadora?
Os antigos funcionários não realizam o backup apenas salvavam esses arquivos inclusive a .RE em pdf.

BEATRIZ

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 18:40

Barbara,

Conforme o manual da Sefip, para retificação você precisa utilizar a mesma a Chave de uma GFIP/SEFIP, que são os dados básicos que a identificam.
Então nesse caso é só informar uma Sefip que contenha os mesmo dados Chave da original (CNPJ, Competência, Cód.   Recolhimento e FPAS), na modalidade 9 com a alíquota do FAP correta.

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2021 | 11:39

Oi Beatriz, 
Eu gerei um novo arquivo pelo meu sistema (protheus) com a competência na qual a notificação se refere ano 2018.
Porém, acredito que devido as tabelas, e os índices não serem os mesmos que de 2018, os valores da guia não bate com o entregue na ocasião (2018).

Tenho receio de enviar o arquivo retificando a alíquota FAP, e no futuro dê algum problema maior por os valores não baterem.

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2021 | 15:33

Beatriz, aí é que está. Não está dando somente a diferença do FAP.
Eu tenho os arquivos SFP, será que isso me ajuda, a pelo menos buscar os valores enviados na época?

Como faço para abrir na SEFIP esses arquivos?

E desde já te agradeço por toda ajuda

Vivian

Vivian

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 2 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2021 | 13:44

Boa tardeNo meu caso enviamos uma Gfip de 2018 com FAP incorreto, corrigimos o índice em sistema, geramos a guia da diferença no site SAL e já pagamos, mas não foi enviada gfip retificadora na época, é só eu enviar a retificação pra acertar? Pois já paguei.

Beatriz Santos

Beatriz Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2021 | 11:15

Bom dia, 

Gente estou com o mesmo problema de FAP .

porem quando importo o arquivo novo ele nao traz  os mesmos valores de parte empresa , rat e terceiros, pois mudou a incidencia dos salarios maternidades que era considerado e hoje nao mais... como vcs fizeram?

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2021 | 11:48

Bom dia,

Até o momento não consegui retificar, apenas gerei as guias das diferenças no site pelo SAL, mas não enviar a retificadora.
Estou com receio de enviar com essas diferenças maiores e darem um problema maior. 

Barbara Conte

Barbara Conte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2021 | 13:37

Sim, o financeiro ja efetuou o pagamento.
Passei a situação aos meus superiores e advogados da empresa, todos estão sabendo a situação.
Acredito que as vezes precisamos de ajuda para resolver situações, principalmente quando se trata de algo que aconteceu na época que não estava na empresa.
Esse caso é uma situação na qual passei e solicitei ajuda aos meus superiores.


Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 2 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2021 | 16:05

Boa tarde Pessoal
Consegui identificar a forma de fazer a SEFIP bater.
Todos os tipos de afastamento estão dando divergências de valores de INSS (Ex.: O1, O2, O3, P3, R, Z2, Z3, Z4, Q1, Q2...)
Primeiro eu anoto o nome de todos que tiveram afastamento (como eu tenho um movimento alto, eu prefiro olhar o SEFIP.RE no notepad++ ou bloco de notas)
Depois dentro da Sefip eu edito as informações deles colocando em Base de Cálculo da Previdência Social o mesmo valor que está em Remunerações Sem 13º Salário.

Espero ter ajudado.
PS: pra quem gosta de editar direto o layout da SEFIP.RE, copia o valor da posição 168-182 na 217-231

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.