Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 720

Baixa Provisão de Ferias/13º salario

NG OLIVEIRA

Ng Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 11:10

Prezados, entendendo que mensalmente é necessario fazer os lançamentos de provisão de ferias, 13º e seus respectivos encargos, e conforme ter baixa esses valores vão reduzindo do meu passivo.

No entanto, a contabilidade anterior não fazia as baixas nos encargos, e hoje tenho, por exemplo:
Provisoa Ferias(PC) - 147.000
Encargos FGTS Ferias(PC) - 61.000.

Acredito que o valor em FGTS deveria girar em torno dos 8% - aliquota de FGTS nas ferias dos funcionarios.

Considerando que seja Lucro Real, Como posso fazer essa baixa sem afetar tão significativamente no Resultado? 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 15:42

NG
O fato constitui erro. A parte do erro atribuível a exercício anterior deve ser feita mediante débito na conta "Ajustes de exercícios anteriores, no PL. Considere que situações como estas indicam que houve dupla dedução de despesa - uma quando da constituição da Provisão e outra quando do pagamento. Convém investigar se isso ocorreu e, se for o caso, fazer o recolhimento dos tributos devidos e fazer a retificação das informações de ECF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.