x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 157

Autônomo tendo que declarar imposto de renda

Antônio

Antônio

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2021 | 15:19

Olá, sou autônomo e faço serviços para pessoas físicas e recebo em dinheiro em espécie, o problema é que eu investi na bolsa, o que me deixa obrigado de apresentar o IRPF, porém esse ano minha movimentação bancária vai ser abaixo de 22.000 reais. Próximo ano vou me regularizar MEI e estou na dúvida, essa movimentação bancária me trará problemas? Eu ouvi algo sobre um recibo dado a pessoas físicas por prestar serviços, mas não tenho como ir atrás dessas pessoas. Eu vou acabar caindo na malha fina? terei problemas quando declarar o saldo residual da conta? (Cerca de 8.000) ? Se eu for ter problemas como posso explicar essa movimentação bancária sem precisar ir para a justiça...? Estou bastante preocupado agora

VALDEMIRO GENCIO

Valdemiro Gencio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2021 | 10:36

Bom dia, Antônio.

Apresente a declaração normal até porque esta obrigado pelo fato de ter aplicado na bolsa, como sua renda é oriunda de PF esta obrigado a apuração do IR  mensal no carnê-leão é uma espécie de pagamento antecipado do IR com posterior compensação na declaração de ajuste anual, mas como você relata que não tem como emiti os recibos para lançar os recebimentos até porque é necessário o nº do CPF para registrar na receita. Vai precisar de ajuda de uma profissional da contabilidade na elaboração da declaração de 2021/2022, este vai te dar a dica para se livras das garras do leão.

At.te

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.