Giovanna
Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioOlá pessoal, tenho algumas dúvidas sobre o MEI. Tenho um mini mercado dentro de condomínio e também trabalho com impressão 3D.
1. No caso do mini mercado, abasteço comprando nos atacadistas (Atacadão, Assaí...). Posso contar essas compras como despesas? Se sim, preciso sempre colocar o meu CNPJ nas notas fiscais quando perguntam no caixa ou não? Eu coloco isso como despesa no meu balanço porém como não coloquei o CNPJ em todas as notas (quando perguntam no caixa: "CPF/CNPJ na nota?"), fiquei com essa dúvida se isso vai contar na hora de apurar o lucro.
2. Outras despesas que tenho são com as maquininhas de cartão, royalties e uma taxa que pago para o condomínio, todas essas podem ser contadas como despesas na hora de apurar o lucro? Mesmo que nem todas tenham nota fiscal?
3. Como comecei o negócio neste ano, fiz vários investimentos que integram o meu capital social. Esses investimentos podem ser abatidos da receita bruta? Foram compras de geladeiras, freezer, gôndolas e os produtos do estoque inicial da loja,
4. Eu emito nota fiscal eletrônica dos produtos que fabrico na impressão 3D. Antes eu ficava em Campinas mas agora estou em São Paulo, portanto a minha inscrição estadual mudou. Os meus clientes são todos em São Paulo. Tem que mudar algo na emissão da nota quando é interestadual? Ou o DAS já cobre todos os impostos independente de onde for a operação no Estado de São Paulo?
5. Como eu sei se vou precisar declarar o IRPF supondo que eu fique com todo o lucro do MEI para mim?
Muito Obrigada desde já!