x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.234

PROCESSO ENTRADA NOTA FISCAL

marco tulio bueno de souza

Marco Tulio Bueno de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2021 | 10:15

Olá,
Estou organizando processos de departamentos/setores em minha empresa e estou com uma duvida quanto ao processo abaixo, por gentileza, quem puder me ajudar dizendo qual a maneira correta para tal procedimento:

- Quando se compra de FORNECEDORES, tanto fornecedores de mercadorias para revenda, quanto OUTROS FORNECEDORES e COMPRAS, qual seria a SEQUENCIA do processo desde a chegada da mercadoria com a NF-e .xml, ate a entrada completa?

1- Mercadoria e NFe acabaram de chegar, qual setor ou processo deve ser feito? O estoquista recebe a NF e confere a mercadoria visualmente, ou ele ja da entrada na nota fiscal? mas como estoquista nao sabe de contabilidade e lançamentos, e se ele lançar errado? Pois no sistema quando se entra com a NF, ele pede categoria de lançamento, para alimentar estoque ou nao, pede a forma de pagamento para alimentar o financeiro... entao sera mesmo que o estoquista lançaria tudo corretamente? ja que a função dele é apenas conferir as quantidades e nao fazer lançamento? e ai fica a duvida... o estoquista lançaria tudo ou nao? se nao, quem lançaria o estoque e toodos os lançamentos que compoe a nota para alimentar nao somente o estoque, mas tambem financeiro? 

Seria... Estoquista confere visualmente a nota x mercadorias >  Estoquista envia nota para contabilidade logo apos conferencia? para da entrada no estoque e financeiro? > Depois caso tiver algum valor financeiro a pagar, a contabilidade envia ao departamento Contas a Pagar? 

Quem souber o processo correto e os deveres de cada um do processo detalhadamente, podem me falar?

Vou ficar muito grato, obrigado a todos desde já!!

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2022 | 09:56

Se estamos falando sobre notas de mercadoria, âmbito de ICMS, de qualque forma a entrada deve ser registrada na data do recebimento da mercadoria.
Caso o estoquista/almoxarife e demais recebedores não entendem do processo, feche o cerco: crie procedimentos operacionais com orientação de como eles dão entrada nessas notas. Concorda que eles terão uma gama limitada de 'tipos' de compras pra dar entrada? Os produtos mudarão, os tipos de destinação da compra não.
A função do recebedor é no mínimo saber fazer a conferência dos produtos recebidos, se estão de acordo com a NFe, e com um procedimento operacional de entrada no sistema, e um treinamento sólido, você conseguirá fazer com que a ponta faça o processo. Ao departamento fiscal cabe criar estes procedimentos junto à administração, e supervisionar, porque se sobrar tudo para o fiscal e contábil dar entrada, você limitará o setor, eles não conseguirão ser analíticos e ter uma visão macro, ainda mais porque eles devem ter tempo para estudar (muito) e atender às obrigações principais e acessórias.
-Criar procedimento padrão para consulta de como dar entrada (que alimente o fiscal, o financeiro e contábil, alinhados)
-Treinar constantemente o estoquista e supervisionar até ficar redondo o processo (haverá resistência, mas é como um rio que fica limpo conforme o trajeto)
-Departamento fiscal reporta mensalmente o que deve ser corrigido (corrigir sempre na fonte, para que ela aprenda)
-Tenha softwares suporte de captura de XML, onde o depto fiscal irá reportar para os setores as notas do mês que ainda não chegaram, e perguntará se elas ainda não foram recebidas

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.