x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 430

Incorporação de materiais no estoque

Igor

Igor

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista
há 3 anos Sexta-Feira | 24 dezembro 2021 | 13:40

Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber como é o fluxo legal para incorporação de um material que não é inventariado, que foi comprado e acabou sobrando, ou até mesmo, comprou errado, mas que se encaixa em outro setor da empresa ou até mesmo outra filial.
Um exemplo de aplicação,...
O material importado e demora 120 dias para chegar e só preciso de 1 peça, mas devido ao lead time, comprei 2 (não é um material grandes rotatividades).
Eu utilizo quando o mesmo chega, só que fica um de reserva para casos de emergência ou até mesmo, outro setor/filial utilizar, porém, para outro setor/filial saber desse material, ele deveria enxergar isso via ERP, onde nele não estaria computado por ter sido uma compra direta e não feita pelo almoxarifado sendo inventariado.

O material já foi debitado na conta da empresa, mas esse material que sobrou, logo, não tem um lugar, senão numa gaveta, um "quartinho", container, um armário,... ou seja, será dado como um perdido dentro da empresa,e considerando as tecnologias dos nossos sistemas ERP de visualização dos nossos estoques esse material não existe.

Esse é um exemplo, e no caso de um material já sem rastreio de custo, aquele material antigo dentro da oficina de manutenção, porém, em perfeito estado de uso,..

Penso eu que esses tipos de materiais poderiam ser direcionados ao almoxarifado como um depósito/estoque especial, e, devido as suas condições, como já foram debitados um dia, deveriam ser direcionados ao almoxarifado com custo simbólico (R$0,01 por exemplo).

Não conheço muito sobre contabilidade, mas já vivi esse tipo de funcionamento por onde passei, entretanto, não conheço como é feito e gostaria de aplicar onde estou vivenciando esse problema.
OBS.: Sou leigo aqui, não sei se já existe um post desse tipo, e nem os termos corretos para tal.

Agradeço a compreensão.

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Sábado | 25 dezembro 2021 | 21:28

Igor,

Enquanto o item comprado for de revenda ou utilização na prestação dos serviços, gerador de receitas, deve ser classificado no estoque. A rotatividade do elemento irá influenciar se ele deve ser classificado no circulante ou no não circulante.

Eurus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade