x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.189

Holding Controladora

Claudia Deieno

Claudia Deieno

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 1 agosto 2022 | 15:53

Boa tarde.

Estou com uma dúvida: Tenho uma empresa Holding que é controladora de outras três empresas. Essas empresas (pelo que entendi), enviam transferências bancárias diariamente, e os respectivos valores, são transferidos para a conta do sócio da Holding, e também são feitos alguns pagamentos particulares do sócio.

O escritório anterior, fazia o seguinte lançamento quando do recebimento da transferência:
D-Banco (AC)  C- Receita de Equivalência Patrimonial (CR);

E com relação às transferências para o sócio, o lançamento estava assim:
D - Dividendos a Receber (AC - outros créditos)
C - Banco (AC)

Gostaria de saber se esse procedimento realmente está correto, caso não, como devo fazer?

Desde já, agradeço.
Claudia

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 1 agosto 2022 | 16:02

Com relação ao recebimento do lucro, eu faria em duas etapas:

 1ª Etapa:
Verificar percentual de participação da controladora nas controladas e reconhecer o valor do lucro apurado no exercício, proporcional a participação societária conforme abaixo:
                        D - Investimentos (ANC)
                        C - Receita de Equivalência Patrimonial (Receita)

No ato do pagamento do lucro da controlada para a controladora:
      D - Banco (AC)
      C - Investimentos (ANC).

Pelo método de equivalência patrimonial, os Investimentos são atualizados conforme resultado do exercício, de forma que o ativo da empresa controladora se atualize de acordo com o PL da controlada, incluindo não apenas o capital social inicial, mas as reservas de lucros e outras reservas acumuladas na empresa investida.


Com relação aos lucros distribuídos para os sócios da controladora, lance como você faz com outras empresas. O exemplo que você citou, parece que se trata de antecipação de lucros (Neste caso acho interessante olhar o tópico www.contabeis.com.br)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.