
Lenilton Freitas
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá a todos do forum. Estou passando por uma situação que acredito que a grande maioria da nossa classe já tenha passado ou esteja passando. A cerca de um mês atrás fui procurado junto ao meu sócio por um cliente que desejava regularizar a situação da empresa e para que fosse feito desligamento de alguns funcionários. Fizemos todos os procedimentos, porém, alguns dos funcionários desligados estava com o saldo do FGTS zerado. O cliente pagou todas as guias referentes ao FGTS, pagamentos esses que foram feitos pelo banco Cora. Indo até uma agência da Caixa Econômica informaram que pagamentos feitos por bancos digitais, como o banco Cora por exemplo costumam dar problema. Deram um prazo para que o saldo caisse na conta , o prazo passou mas até agora não caiu. Também descobrimos que o PIS de alguns funcionários que foram desligados não existia e o antigo escritório não regularizou isso. Fizemos a correção e o saldo de FGTS apareceu, mas somente de dois meses. O problema começou quando entramos em contato com o antigo contador. Pedimos o backup da SEFIP para descobrir o que aconteceu, sugestão essa dada pelo funcionário da Caixa, porque para eles não aparecia nada para esses funcionários com o PIS incorreto. Este contador através de audio via whatsapp respondeu de forma grosseira que não iria nos enviar nada. Tentei contato com ele novamente e ele simplesmente ignorou as mensagens. Agora estamos no impasse do que fazer visto que todas as guias foram pagas, não conseguimos resolver indo na Caixa e não temos o backup da Sefip para fazermos envio na modalidade 9. Neste caso, podemos enviar a Sefip na modalidade 9 com as informações que já temos? E quanto a este contador? Cabe fazer denuncia junto ao CRC por reter esses arquivos?