x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 42.267

Como contabilizar direitos autorais?

Kilvya C P Castro

Kilvya C P Castro

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 28 junho 2010 | 10:56

Bom dia!
Estou com uma enorme dúvida e gostaria da ajuda de vcs!

Estou contabilizando docs de uma Editora de livros, onde percebi alguns pagamentos feitos como DIREITOS AUTORAIS dos autores.
Gostaria de saber como é a contabilização correta destes.

Grata pela atençao!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 09:38

Kilvya C P Castro

Usando raciocinio lógico, salvo melhor juizo, trata-se de custo dos produtos vendidos.

Deve existir um contrato entre a editora e o autor do livro, neste contrato deve existir uma clasula onde deve especificar que para cada livro vendido ou tiragem o autor tem direito a um percentual.

Se os direitos autorais for sobre:
1) Vendas
D-Direitos Autorais(CR)
C-Direitos Autorais a Pagar(PC)

2)sobre a tiragem
D-Estoque de Livros
C-Direitos Autorais a Pagar
OBS: Pela baixa do estoque se transformará em custo do produto vendido.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 11:42

Bom dia, Kilvya C P Castro

Os direitos autorais adquiridos por editoras são bens imateriais (ativo intangível) e os tipos destes direitos variam bastante (tiragem de exemplares, tempo determinado ou indeterminado, possiblidade de reedições, etc.) para analisar se será necessário os amortizar ou não; fariam parte dos "custos de produtos vendidos" somente as despesas incorridas com a editoração eletrônica, impressão, encadernação, distribuição, eventuais comissões ao autor, eventual amortização dos direitos autorais adquiridos, etc.

Por favor, entre em contato com a empresa e obtenha detalhes sobre os termos dos contratos de aquisição destes direitos e os apresente por aqui para que tentemos a auxiliar.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Flor_ ALVES

Flor_ Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 16:52

Boa tarde, Ricardo!

Também tenho uma dúvida com relação aos direitos autorais...
Estou fazendo a contabilização de um restaurante/bar, todo mês é pago um valor ao ECAD, não tem show e nehum artista desenvolvendo o seu talento, somente uma TV a cabo, onde fica ligada para interterimento dos clientes.
A pergunta é: Onde lançar esta despesas na contabilidade?

Pablo Abreu

Pablo Abreu

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 21:04

Estou disponibilizando apostila de contabilidade tributária,ela contém 80 paginas com todo o conteúdo que você irá
precisar para melhorar seus conhecimentos em contabilidade tributária:

- Contabilidade e Planejamento Tributário.
- Direito Tributário.
- Regimes de tributação.
- Funções da Contabilidade Tributária.
- Contabilidade Tributária e Contabilidade de Custos.
- Planejamento Tributário[blue].
- Planejamento Tributário, Luxo ou Necessidade.
- Demonstrações Contábeis[blue].
- Livros Contábeis, Fiscais e Societários[red].
- Contabilização de Tributos Indiretos- IPI/ICMS/PIS/COFINS/ISS.
- Exercício n. 1 - Para fixação - Lucro Presumido.
[blue]- Exercício n. 2 - Para fixação - Escrituração Contábil e Fiscal.
[red]- Exercício n. 3 - Para fixação - Escrituração Contábil e Fiscal.
[blue]- Critérios Fiscais e Contábeis de Avaliação de Estoques.
- Custos[red].
- Exercício n. 4 - Tarefas de Classe - Lucro Real - Presumido - Simples.
- Formação de Preço de Venda e Ponto de Equilíbrio.
- Exercício n. 5 - Preço de Venda.
- Exercício n. 6 - Cálculo e representação do Ponto de Equilíbrio.
- Fusão, Cisão e Incorporação de Empresas[blue].
- Exercício n. 7 - Cisão, Incorporação e Fusão - Contabilização.
- Exercício n. 8 - Contabilização de operações diversas.
- Exercício n. 9 - Fixação - Incidência de tributos.
- Referências.
- E muito mais...

NOTA DA MODERAÇÃO.

Sua mensagem foi editada por conter informações/solicitações que estão em desacordo com as regras do Forum Contábeis, que adiante trasncreve-se:

21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda.

Aproveite e clique aqui neste link e leia as regras do Forum Contábeis e evite ter suas mensagens editadas e/ou excluidas.

Se o amigo quiser compartilhar sua apostila com os usiários do Forum, por favor envie para o e-mail da moderação, que a mesma será analisada e postada aqui com os créditos a você.

4 - Como enviar arquivos :
Caso tenha algum arquivo que deseje compartilhar, ou ainda é diretamente ligado ao assunto do tópico, envie um e-mail para:

moderador.forumcontabeis [arroba] gmail [ponto] com

Juntamente com o arquivo, deverá enviar o link do tópico que será publicado e se já fez contato com o Moderador ou Consultor Especial, favor citar.
Algum Moderador ou Consultor Especial irá analisar seu arquivo e verificar se ele está de acordo com as regras do Fórum. Você receberá um e-mail com o aviso da publicação ou o motivo pelo indeferimento.

Sds.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 15:59

Bom dia, Flor_ Alves

Estou fazendo a contabilização de um restaurante/bar, todo mês é pago um valor ao ECAD, não tem show e nehum artista desenvolvendo o seu talento, somente uma TV a cabo, onde fica ligada para interterimento dos clientes.
A pergunta é: Onde lançar esta despesas na contabilidade?

Nosso primeiro passo é conhecer o ECAD:

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) é uma sociedade civil, de natureza privada, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira - 9.610/98.

Administrado por dez associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras, permite que o Brasil seja um dos mais avançados países em relação à distribuição de direitos autorais de execução pública musical.

Em geral, a distribuição dos direitos autorais de execução pública é feita mensalmente, trimestralmente ou semestralmente, de acordo com o segmento no qual a música foi executada (show, TV, rádio, música ao vivo, sonorização ambiental, etc.).

Fonte: clique aqui

Agora cuidando de sua dúvida, visto que seu cliente apenas faz pagamentos mensais ao órgão de proteção aos direitos autorais, é bem claro que como o seu assunto é diferente do que eu e Messias debatemos com Kilvya C P Castro, logicamnete as técnicas contábeis de registro destes fatos também serão diferentes.

Portanto, considerando que para entreter seus clientes o restaurante utiliza TV a cabo (que por sua vez exibe obras de terceiros), não resta dúvida que estes pagamentos mensais ao ECAD fazem parte das despesas comerciais do estabelecimento; logo, os lançamentos contábeis (bem mais simples) e podem seguir o seguinte exemplo que envolve contas hipotéticas:

D) ECAD - Direitos Autorais (Contas de Resultado, grupo de despesas comerciais)
C) Caixa ou Bancos (Ativo Circulante)
R$ valor do título

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Flor_ ALVES

Flor_ Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 17:50

Ricardo, boa tarde!

Muito obrigada pelas informações, me ajudou bastante!

Obrigada mesmo!

Pablo, se não for incômodo gostaria sim de receber as apostilas, para complementar os meus estudos! Se vc. puder enviar por e-mail eu agradeceria muito.

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade