x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.116

Distribuição de Lucros

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 08:58

Pessoal tenho uma empresa que está com o CAIXA muito alto. Nunca foi distribuido Lucros.  Até então não fornece extratos bancários, devido a estar tudo misturado com pessoa física, a empresa já foi alertada e está procurando regularizar.

A empresa tem lucros a distrubuir , é possível fazer a Distribuição pela conta Caixa? Entendo que por serem valores altos não é o ideal. Mas o que faço?  Aguardo a empresa regularizar as contas bancárias até mesmo para verificar o saldo ? Na contabilidade está esse valor alto mas não retrata a realidade.  Se alguem puder me dar dicas. Agradeço muito.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 2 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 11:49

Bom dia !
Se a empresa possui lucros apurados pela contabilidade, tem caixa disponível e não esta com tributos atrasados, pode sim fazer a distribuição, porém se o valor for maior que 30mil dentro de um mes específico, tem que fazer a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME).

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 11:51

Entendo que o lançamento de distribuição de lucros é possível se:
 1 - For possível comprovar que o caixa está alto devido a omissão de distribuição de lucros efetuadas em dinheiro em exercícios anteriores;
 2 - No lançamento contábil exista menção de quais foram as datas e valores omitidos;
 3 - Seja realizada a menção deste ajuste nas notas explicativas;
4 - Existe a necessidade de realizar correções nas demonstrações comparativas de exercícios anteriores (Vide CPC 23).


Entendo que existe a possibilidade do ajuste, desde que existam provas contundentes deste erro, caso contrário, o cliente precisa estar ciente dos riscos envolvidos (credibilidade de suas demonstrações contábeis perante terceiros, sanções tributárias, problemas com o COAF, entre outros). Oriente o mesmo sobre os riscos e sobre sua responsabilidade diante deste fato, verifique se a empresa não está obrigada a contratar auditoria externa, e cheque os procedimentos internos do seu escritório garantem segurança jurídica e a boa execução do serviço, limitando a responsabilidade às questões técnicas, verificando ,inclusive, mas não se limitando, os processos relacionados a carta de responsabilidade da administração.

É uma situação complicada, e que precisa de uma análise criteriosa, e dependendo da relevância do fato, é necessário um suporte jurídico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade