x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 25

acessos 11.876

duvida s/contabilização

luiz guilherme santos

Luiz Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 15:28

gostaria de saber dos senhores.
Estou pegando uma empresa para fazer sua contabilidade, percebi que a empresa foi constituida em 2002 com o capital de 10.000,00. Fiz um levantamento para começar minha contabilidade, e nessa empresa existia um estoque de 60.000,00 e moveis e utesilios no valor de 15.000,00 alem do caixa que tinha apenas 1200,00. Pergunto como faço esse inicio de contabilização? Vi no forum que podemos começar colocando esses valores em uma conta transitoria como abertura de balanço, só que o meu plano de conta não existe essas contas... Pergunto como inicia esses valores no balanço inicial e como fica essas contas no plano de conta?

O inicio da contabilização está comerçando agora em janeiro de 2007.

grato pela ajuda dos senhores;;;;

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 16:03

Pra começar, é normal não existir essa conta no seu PC, você deve cria-la. De cara temos um problema, seu ativo > passivo, quando tem que ser igual. Procure fazer um relatório completo do ativo e passivo, procure pela a existencia de mais direitos e obrigações, para começar a equacionar o patrimônio da empresa, os dois lados, ativo e passivo, tem que estar com mesmo valor, outros colegas vão se pronunciar, siga as instruções e volte a postar suas dúvidas.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 16:14

Luiz Guilherme, reforçando ai o que o nosso amigo Luiz diz, veja se esse material te ajuda e havendo dúvidas estamos por aqui, disponha do forum.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.

Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.

A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes

ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO

Empresa Nova ou em Implantação

O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, será:

a) a Declaração de Firma Individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.

O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.

A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.

O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:

D - Capital a Realizar
Sócio "a"
C - Capital Subscrito
Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$

Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:

Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.

No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.

D - Caixa
C - Capital a Realizar
Sócio "a"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$

Empresa sem Escrituração Contábil

Por desconhecimento da obrigatoriedade e da utilidade da escrituração contábil, existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular.

Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.

Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.

No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos.

No Passivo, figurarão as obrigações.

Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.

Qualquer que seja a forma de escrituração, há a necessidade de se proceder ao registro dos elementos Ativos e Passivos para abertura da escrita, o que pode ser feito através dos seguintes lançamentos no diário:

A) Registro dos Elementos Ativos

D - Caixa (AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Saldo existente em ..../...../........................ R$ 2.000,00

D - Bancos Conta Movimento(AC)
Saldo existente em ..../...../.........................R$ 10.000,00

D - Estoques de Mercadorias(AC)
Estoque existente em ...../....../.................R$ 80.000,00

D - Móveis e utensílios(AI)
Móves e utensilios existentes conforme relação.......R$ 4.000,00

B) Registro dos Elementos Passivos

D - Balanço de Abertura(PC)
C - Duplicatas a Pagar(PC)
Duplicatas existentes conforme relação.....................R$ 20.000,00

D - Balanço de Abertura (PC)
C - Obrigações Sociais(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..............R$ 7.000,00

C - Obrigações Tributárias(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..................R$ 4.000,00

C) Registro do Capital Social (Registrado)

D - Balanço de Abertura (PC)
C - Capital Social(PL)
Valor do Capital Social registrado conforme Contrato Social.............R$ 30.000,00

D) Registro do Lucro Apurado

C - Lucros Acumulados(PL)
Valor do lucro apurado no Balanço de Abertura.......R$35.000,00

Efetue todos lançamentos, com a data igual ao do Balanço de Abertura.

BALANÇO DE ABERTURA EM: ____/____/______

Empresa:______________________________

CNPJ: ______________________

Ativo Passivo
ATIVO CIRCULANTE R$ 92.000,00 PASSIVO CIRCULANTE R$ 31.000,00
- Disponibilidade R$ 12.000,00 Obrigações a Curto Prazo R$ 31.000,00
Caixa R$ 2.000,00 Obrigações Sociais R$ 7.000,00
Bancos Conta Movimento R$ 10.000,00 Obrigações Tributárias R$ 4.000,00
- Estoques R$ 80.000,00 Fornecedores R$ 20.000,00
Estoque de Mercadorias R$ 80.000,00

ATIVO PERMANENTE R$ 4.000,00 PASSIVO LÍQUIDO R$ 65.000,00
Ativo Imobilizado R$ 4.000,00 Capital Realizado R$ 30.000,00
Móveis e Utensílios R$ 4.000,00 Capital Subscrito R$ 30.000,00
Reservas R$ 35.000,00
Lucros e/ou Prejuízos Acumulados R$ 35.000,00

TOTAL DO ATIVO R$ 96.000,00 TOTAL DO PASSIVO R$ 96.000,00

Depois que forem realizados os lançamentos acima e elaborado o balanço conforme o modelo exposto, tudo devera ser transcrito no livro diário, sendo que as relações, cópias de documentos assim como as memórias de calculos deverão ficar arquivados a disposição de eventuais fiscalizações que vierem a acontecerem.

Legendas: AC = ATIVO CIRCULANTE
PC = PASSIVO CIRCULANTE
AI = ATIVO IMOBILIZADO
PL = PATRIMONIO LIQUIDO

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 23:05

Boa noite moderador,

O Saulo me deu uma esplanação otima, mas gostaria de saber sendo eu uma contadora posso fazer um balanço de abertura, ou eu tenho que ser perita ou auditora?

os procedimentos, tenho que fazer todo levantamento da empresa, e guardar estes procedimentos. estes procedimentos seria ir na receita federal, na secretaria de finança, na caixa e no inss, no banco verificar os debito e pedir uma certidão negativa ou positiva de debito? tambem tenho que lançar nos papeis d trabalho? é isso? o que mais q tenho q fazer? e os calculos?

A empresa tem:

Caixa............. 500,00
Bco................ 1000,00

Imobilizado... 1.500,00

Obrigaçoes ................... 2.000,00
Obrigaçoes tributaria.... 10.000,00
Obrigaçoes sociais........ 3.000,00
Capital social................ 40.000,00

Grata,

Gislane

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2008 | 08:38

Gislane, muito bom dia.

A principio muito obrigado por participar do Forum, e obrigado por reconhecer o bom trabalho que nosso amigo e Mestre Saulo Heusi lhe ofertou.

Respondendo sua pergunta:

O Saulo me deu uma esplanação otima, mas gostaria de saber sendo eu uma contadora posso fazer um balanço de abertura, ou eu tenho que ser perita ou auditora?
o profissional desde que legalmente habilitado inscrito no orgão competente, no nosso caso CRC, pode e deve sim a qualquer tempo fazer balanço de abertura sem nenhum problema inclusive assinar balanços e no seu caso por ser bacharel, poderá ainda assinar laudos, pericias audotorias.

os procedimentos, tenho que fazer todo levantamento da empresa, e guardar estes procedimentos. estes procedimentos seria ir na receita federal, na secretaria de finança, na caixa e no inss, no banco verificar os debito e pedir uma certidão negativa ou positiva de debito? tambem tenho que lançar nos papeis d trabalho? é isso? o que mais q tenho q fazer? e os calculos?
Se a empresa vem de outra contabilidade, é mister que você verifique toda a vida da empresa, checando em cada esfera(municipio, estado e federal) se há irregularidades não constatando nada de irregular basta dá sequencia na escrituração contábil.

Por oportuno se exposto produziu aquelas dúvidas, volte a postar.

Abraço.

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 18:05

Claudio,
Boa tarde...Em relação ao excelente trabalho acima, só tenho a elogiar e agradecer...às vezes nós pegamos algumas empresas tão bagunçadas por antigos contadores q acabamos nos perdendo no caminho...
Queria tb continuar a pergunta da Gislane...estou com duas empresas q vieram de outra contabilidade e nunca tiveram escrituração contábil. Uma delas é ME optante do Simples (comércio) e a outra é um escrit. advocatício com CEI (só fazia a folha). Não têm nenhuma despesa escriturada...O comércio só tem entradas/saídas...Como devo procedes??
Aguardo seu retorno...

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 08:22

Simone, muito bom dia.

Na mesma ordem colocada por você vamos lá.

Queria tb continuar a pergunta da Gislane...estou com duas empresas q vieram de outra contabilidade e nunca tiveram escrituração contábil. Uma delas é ME optante do Simples (comércio)

Nesse caso, procure fazer um levantamento dos ativos se houver, das contas de banco e caixa e dê inicio a contabilidade, notar que como você mesmo diz, ""O comércio só tem entradas/saídas"" sendo assim você há de concordar que se houve compras inegavelmente houve pagamentos aos fornecedores ok? consequentemente houve receitas.

e a outra é um escrit. advocatício com CEI (só fazia a folha). Não têm nenhuma despesa escriturada...O comércio só tem entradas/saídas...Como devo procedes??
Aguardo seu retorno...

O escritório advocacia, deve ter algum tipo de despesa como, agua,, luz telefone e aluguel(se não for imovel proprio), atente-se a esses detalhes, procure fazer um levantamento e inicie a escrituração contábil.

Sds.

DANIELA PRISCILA ALVES DE OLIVEIRA

Daniela Priscila Alves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 12:13

Bom Dia!
Tenho a seguinte situação.
A empresa "C" teve início de suas atividades contábeis em set/2006, mas antes, na sala já funcionava escritório de perícia. Foi feito um contrato social com 2 sócios para abertura de empresa de contabilidade e no período de abril a agosto foram feitos alguns pagamentos de condomínio, luz, telefone, compra de notebook, cadeira, mesas, persianas, todas as compras foram feitas em nome do sócio e não da empresa porque a mesma só nasceu em set.
Pergunto,
1- Essas aquisições e pagtos de despesas são consideradas ativo diferido?? ou não devo considerá-las pelo fato de não estarem em nome na empresa e sim do sócio? lembrando que a empresa não existia.
2- O sócio pode estar ferindo ao princípio da entidade ao me pedir para escriturá-los?
3- E ainda tem outra situação, todos esses pagamentos e compras, o sócio se reembolsou em 2007 qdo começou a entrar receitas na conta banco, o que não posso deixar de lançar alguma coisa porque senão o banco ficará com furos.
4- A sala está em nome dos sócios e esta foi lançada como capital inicial para a constituição da empresa de contabilidade, mas no meu endimento a sala teria que estar em nome da empresa. Será uma das saídas se os sócios fizerem uma doação; ou trasferirem a sala para a empresa; ou firmarem um contrato de locação?
Será que poderão me responder com urgência, estou sem fechar o balanço de 2006 e 2007 devido essas questões pendentes, uma vez que meus livros me trazem uma situação e meu chefe quer me apresentar outra não tão prudente assim.
Obrigada.
Daniela Priscila

Veruska Carneiro Walter

Veruska Carneiro Walter

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 12:00

Bom dia, estou tentando entender a contabilização de empresas do ramo da construção civil.
Gostaria que se alguém pudesse me ajudar a título de explicação como deverei proceder desde aquisição imovél na planta (se a unidade a ser construída vai figurar no plano de contas), o que vai acontecer no andamento da obra, e quando esta unidade estiver concluída. Como se dá a apuração do custo. E algo mais que possa me ajudar na contabilização de empresas construtoras.

Muito obrigada desde já.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 22:25

Boa noite Maria,

Supondo (para nosso exemplo) que você tenha adquirido um veículo. O registro contábil da transação acima deve ser elaborado assim:

pela aquisição do bem
D - Veiculos (AI)
C - Fornecedores (PC) - 2.000,00

pelo pagamento de cada parcela
D - Fornecedores (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) - 500,00

Nota
O último lançamento deve ser repetido a cada vez que haja um novo pagamento do fornecedor em questão.

...

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 13:35

Boa tarde, Daniela Priscila,

Não sei se você ja resolveu seu problema, mas darei aqui minha opinião. Da forma mais simplificada possível, dê entrada nas despesas pagas em uma conta do passivo, alugueis, energia à pagar, ou contas à pagar, e debite suas contas correspondentes de despesas ou ativo imobilizado, quando do pagamento, ou resarcimento ao sócio você dá baixa nestas contas fazendo o pagamento aos sócios. Quanto à sala que é utilizada pela empresa no nome dos sócios, faça um contrato de aluguel para a empresa pagar todo mês.

Qualquer dúvida, é só perguntar....

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 17:55

Boa tarde Eliana. A periodicidade é a mesma da apuração do resultado. Com a implantação do sped fiscal, essas informações serão cruzadas pela receita, e o estoque é fundamental na determinação do lucro, portanto, deverá ser contabilizado permanentemente e conciliado, para evitar distorções nas informações do sped fiscal.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: agnaldo_paraty@hotmail.com

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
ELIANE SOUZA

Eliane Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:45

Obrigado pelo esclarecimento, Aguinaldo!
Falando em SPED Fiscal, vc saberia me dizer se a RFB vai apontar as empresas que estarão obrigadas (me disseram isso ontem, mas não me deram nenhum embasamento legal) a apresentá-lo ou, de antemão, são todas a empresas de Lucro Real?

Abraços,

há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:49

Sim Eliene.No site da SEFAZ de seu estado, possui a relação de todas as empresas. Pesquisa no site que você achará a relação e poderá constatar que sua empresa esta na relação. Aqui no meu estado a relação saiu no mes de janeiro. ok?

Saudações Contábilistas

RAFAEL MENDONÇA MARQUES

Rafael Mendonça Marques

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:49

Bom dia a todos,

Tenho um cliente, que possui convenios com oticas, livraria e drogaria, pergunto, como faço para contabilizar esse convenio, já que se trata de uma despesa para o funcionário e não para empresa?

Rafael Mendonça Marques
CRC: AM-012689/O-0

há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:56

bom dia Rafael. Depende a forma que seu cliente recebe e repassa os valores. vejamos o 1º caso.
Se seu cliente paga os convênios para depois receber dos funcionários poderia ser assim a contabilização:

No ativo Circulante, em adiantamentos, para não confundir com adiantamento salarial você pode abrir uma outra conta de adiantamento.

DEBITE: Adiantamento de Convênios dos empregados (AC)
CREDITE: Caixa/Bancos
ou se preferir, nada impede de contabilizar em adiantamento salarial, pois é de fato uma forma de adiantamento.

2ª possibilidade.
Desconta dos empregados para repassar aos conveniados

DEBITO: Salários a pagar (PC)
CREDITE: Convênios a repassar (PC)

quando ocorrer o repasse:
DEBITE: Convenio s a repassar (PC)
CREDITE: Caixa/Bancos

Saudações Contábilistas

Sandro Ferreira

Sandro Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 09:11

Caros amigos!
1. Em 30/12/2009 foi contabilizado um pagt. c/cheque do fornecedor X.
2. No ano de 2010 em analises viu que este cheque foi cancelado.
Então, como devo contabilizar neste segundo caso e seu respectivo histórico?

Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 13:56

Boa tarde, pessoal...Acabei de postar uma dúvida sobre outro assunto de uma outra empresa e já estou quebrando a cabeça de novo rsrsrs.

Vou ter que fazer o balanço de encerramento de uma empresa que não possui movimentação desde 1999. É a primeira vez que faço um balanço de encerramento. A pessoa do Legal registrou o distrato sem me consultar em cláusula que a empresa não tinha o que devolver para os sócios pois seu ultimo contrato ainda estava com o capital em CR$. Meu problema agora é o seguinte: Tenho saldo de reservas de capital 3.409,22 + reserva de capital IPC/90 248,66 + Lucros acum de ex ant 56.820,82 e um caixa no valor de 56.198,62. Como posso zerar estes saldos se não posso devolver aos sócios cfe distrato já registrado? Posso incorporar os saldos das reservas de capital com o capital social da empresa sem ter uma alteração contratual de aumento de capital?

Obrigada, desde já.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: