Luiz Guilherme, reforçando ai o que o nosso amigo Luiz diz, veja se esse material te ajuda e havendo dúvidas estamos por aqui, disponha do forum.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.
Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.
A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes
ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO
Empresa Nova ou em Implantação
O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, será:
a) a Declaração de Firma Individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.
O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.
A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.
O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:
D - Capital a Realizar
Sócio "a"
C - Capital Subscrito
Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$
Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:
Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.
No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.
D - Caixa
C - Capital a Realizar
Sócio "a"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$
Empresa sem Escrituração Contábil
Por desconhecimento da obrigatoriedade e da utilidade da escrituração contábil, existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular.
Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.
O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.
Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.
No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos.
No Passivo, figurarão as obrigações.
Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.
Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".
Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.
Qualquer que seja a forma de escrituração, há a necessidade de se proceder ao registro dos elementos Ativos e Passivos para abertura da escrita, o que pode ser feito através dos seguintes lançamentos no diário:
A) Registro dos Elementos Ativos
D - Caixa (AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Saldo existente em ..../...../........................ R$ 2.000,00
D - Bancos Conta Movimento(AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Saldo existente em ..../...../.........................R$ 10.000,00
D - Estoques de Mercadorias(AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Estoque existente em ...../....../.................R$ 80.000,00
D - Móveis e utensílios(AI)
C - Balanço de Abertura(PC)
Móves e utensilios existentes conforme relação.......R$ 4.000,00
B) Registro dos Elementos Passivos
D - Balanço de Abertura(PC)
C - Duplicatas a Pagar(PC)
Duplicatas existentes conforme relação.....................R$ 20.000,00
D - Balanço de Abertura (PC)
C - Obrigações Sociais(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..............R$ 7.000,00
D - Balanço de Abertura(PC)
C - Obrigações Tributárias(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..................R$ 4.000,00
C) Registro do Capital Social (Registrado)
D - Balanço de Abertura (PC)
C - Capital Social(PL)
Valor do Capital Social registrado conforme Contrato Social.............R$ 30.000,00
D) Registro do Lucro Apurado
D - Balanço de Abertura(PC)
C - Lucros Acumulados(PL)
Valor do lucro apurado no Balanço de Abertura.......R$35.000,00
Efetue todos lançamentos, com a data igual ao do Balanço de Abertura.
BALANÇO DE ABERTURA EM: ____/____/______
Empresa:______________________________
CNPJ: ______________________
Ativo Passivo
ATIVO CIRCULANTE R$ 92.000,00 PASSIVO CIRCULANTE R$ 31.000,00
- Disponibilidade R$ 12.000,00 Obrigações a Curto Prazo R$ 31.000,00
Caixa R$ 2.000,00 Obrigações Sociais R$ 7.000,00
Bancos Conta Movimento R$ 10.000,00 Obrigações Tributárias R$ 4.000,00
- Estoques R$ 80.000,00 Fornecedores R$ 20.000,00
Estoque de Mercadorias R$ 80.000,00
ATIVO PERMANENTE R$ 4.000,00 PASSIVO LÍQUIDO R$ 65.000,00
Ativo Imobilizado R$ 4.000,00 Capital Realizado R$ 30.000,00
Móveis e Utensílios R$ 4.000,00 Capital Subscrito R$ 30.000,00
Reservas R$ 35.000,00
Lucros e/ou Prejuízos Acumulados R$ 35.000,00
TOTAL DO ATIVO R$ 96.000,00 TOTAL DO PASSIVO R$ 96.000,00
____________________________
Proprietário
_______________________________
Contabilista
CRC/Categoria
Depois que forem realizados os lançamentos acima e elaborado o balanço conforme o modelo exposto, tudo devera ser transcrito no livro diário, sendo que as relações, cópias de documentos assim como as memórias de calculos deverão ficar arquivados a disposição de eventuais fiscalizações que vierem a acontecerem.
Legendas: AC = ATIVO CIRCULANTE
PC = PASSIVO CIRCULANTE
AI = ATIVO IMOBILIZADO
PL = PATRIMONIO LIQUIDO