x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 139

PATRÍCIA

Patrícia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 47 semanas Quarta-Feira | 5 abril 2023 | 10:23

Bom dia...

Uma pessoa física pode fazer uma doação em espécie  de mais ou menos 1milhao para uma pessoa jurídica e como contabilizar?
Alguém pode me ajudar?

Att...

Patrícia

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 47 semanas Quarta-Feira | 5 abril 2023 | 17:23

A pessoa irá levar mais de um milhão de reais em dinheiro vivo de fato? Em caso positivo, não vejo restrição. O lançamento contábil seria realizado debitando caixa e creditando receita de doação. (É necessário confirmar se a pessoa jurídica é isenta de IRPJ/CSLL/Pis/Cofins sobre receitas de doação, não tenho esta informação. Também é necessário avaliar a legislação de ITCMD do domicílio fiscal da empresa).


Grandes movimentações em dinheiro vivo são objeto de análise pelo COAF (Órgão que tem por objetivo combater a lavagem de dinheiro). Tais informações precisam ser declaradas, inclusive, por meio do e-CAC, além da denúncia para o CRC. Dado o exposto, é mais interessante orientar que a pessoa deposite em sua conta de pessoa física e faça a transferência para a jurídica (o que não exime a necessidade de avaliar a tributação sobre esta doação).

É uma operação que demanda cautela.

PATRÍCIA

Patrícia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 47 semanas Sábado | 8 abril 2023 | 19:27

Boa noite Diego Jardim Silva,muito obrigada pela informação vou alertar o cliente para evitar problemas ....

Muito obrigada

Patricia Thomazini

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.